A equipa portuguesa Franco Sport concluiu na passada sexta-feira a sua participação no Dakar 2024 averbando o 7º lugar entre os pilotos e equipas do Ranking Challenger inscritos no Campeonato do Mundo. Depois de ter registado o 5º melhor tempo na classificação W2RC na 12ª e derradeira etapa final que se disputou em Yanbu, na Arábia Saudita e que dá por concluída esta 46ª edição da prova rainha do todo-o-terreno mundial.
Em ano de estreia aos comandos de um Yamaha YXZ 1000R Turbo T3, o piloto Mário Franco e o seu navegador Daniel Jordão alcançaram o Top 10 do novo Ranking Challenger em duas das etapas: O 8º lugar no derradeiro setor seletivo que se disputou na sexta-feira e o 7º melhor tempo na segunda etapa.
O Rali Dakar deste ano, que durou 14 dias, incluiu desafios como uma etapa maratona e a nova etapa 48H Crono. Ao longo de um percurso de 7.881 quilómetros, dos quais 4.727 foram em contrarrelógio, Franco e Jordão passaram mais de 100 horas ao volante do seu Yamaha. Apesar de enfrentarem alguns desafios ao longo da competição, como furos, contratempos mecânicos e a necessidade de assistência, bem como a utilização do Joker após a ausência na 10ª etapa, a equipa mostrou resiliência e capacidade de superação.
“Não foi o Dakar que desejávamos, mas tendo em conta a dureza deste rally e todos os imprevistos que tivemos, podemos dizer que foi concluído com sucesso! Aprendemos muito e há muito a melhorar em todos os aspetos para que no próximo se consiga o resultado desejado. A todos os que nos apoiaram e a toda a equipa, muito obrigado! Agora o merecido regresso a casa”, afirmou Mário Franco sobre a performance da Franco Sport na prova.
A participação da Franco Sport no Dakar 2024 foi marcada por muita aprendizagem e pela satisfação de terem concluído com sucesso este duro Rali, cumprindo assim o objetivo a que se propunham à partida desta competição que não deu tréguas a pilotos e equipas.
Pode conferir as classificações finais do Dakar aqui e acompanhar a Franco Sport através das suas redes sociais.