A EICMA, a maior feira de motociclismo da Europa, está a abrir e o Grupo Dainese apresenta uma infinidade de novos produtos surpreendentes para todos os entusiastas do motociclismo. Um evento imperdível para todos aqueles que desejam descobrir os últimos desenvolvimentos do mundo Dainese, AGV, TCX e Momodesign: prévias exclusivas de produtos, convidados especiais e muitos eventos.
A primeira inovação é o Dainese Smart Air, a última evolução em termos de equipamento de proteção para os motociclistas na estrada: este sistema de airbag de vanguarda pode ser facilmente usado por cima ou por baixo de qualquer roupa e é incrivelmente leve, ao mesmo tempo que é extremamente protetor e ergonómico. Com um novo conceito minimalista que o torna aerodinâmico e um nível de proteção muito elevado graças ao revolucionário sistema D-air®Road no peito e nas costas, o Smart Air oferece o máximo de conforto. Equipado com o revolucionário airbag de tripla ativação D-air® Road e com um gerador de gás incorporado que pode ser facilmente substituído de forma independente, é um airbag de peito e costas certificado Liv.2 com uma bateria recarregável que oferece até 12 horas de autonomia. O máximo em conforto e segurança.
O AGV K7 é outra novidade: o capacete de turismo desportivo integral que redefine o equilíbrio perfeito entre desempenho e conforto, e entre segurança e versatilidade. O K7 representa o equilíbrio perfeito entre desportivismo e touring, na sua versão mais avançada. Foi concebido para se adaptar perfeitamente a todos os estilos de condução, desde o conforto de um tourer desportivo às exigências das ruas movimentadas da cidade e a uma posição de condução desportiva. O novo capacete da gama AGV foi concebido para responder às necessidades dos motociclistas desportivos que procuram o melhor desempenho: concebido num túnel de vento, o design do K7 oferece a máxima estabilidade a altas velocidades, ideal tanto para a condução desportiva como para o touring.
O conforto é inigualável, graças às caraterísticas interiores de primeira qualidade e às almofadas intercambiáveis, bem como a um inovador sistema de ventilação patenteado e a um amplo campo visual. A viseira solar acrescenta uma camada extra de praticidade, tornando o K7 o capacete perfeito para os pilotos de turismo que procuram versatilidade e conforto durante a condução. Este capacete reúne as melhores caraterísticas dos mundos desportivo e de turismo, permitindo ao utilizador enfrentar qualquer desafio sobre duas rodas. Testado para o desempenho, concebido para explorar o mundo.Também está à espera de ser descoberta a nova coleção Touring, que combina uma proteção avançada e uma funcionalidade óptima, a fim de garantir a máxima segurança e conforto em todas as condições, permitindo aos motociclistas enfrentar todas as aventuras em duas rodas com o equipamento certo.
A Momodesign, que faz parte do portefólio da marca Dainese para capacetes e vestuário para motociclistas, estará presente na feira com dois modelos completamente renovados: o AERO e o FGTR.
Com um estilo vanguardista e um design 100% italiano, o AERO é o pioneiro dos capacetes Maxi open-face. Um ícone de excelência em termos de design inovador e caraterísticas técnicas avançadas. Este capacete é a escolha ideal para quem procura um estilo distinto sem comprometer o conforto e a segurança. O seu design futurista valeu-lhe o prestigiado Compasso D’Oro do ADI DESIGN em 2020, o mais histórico e reconhecido prémio mundial de design. O AERO será apresentado na EICMA com uma paleta de cores refinada com uma textura metálica mate que revisita os grandes clássicos da marca, para mostrar o seu design distinto.
A FGTR é renovada com a homologação ECE 2206, com um restyling contemporâneo para os modelos CLASSIC e EVO, com cores e grafismos exclusivos que realçam a combinação de estilo, qualidade e segurança reforçada. Inspirado nos capacetes de helicóptero, o FGTR CLASSIC é um ícone urbano em constante evolução, sempre distinguido por pormenores artesanais, como os bordos cosidos à mão ao longo do perfil da calota e da viseira. A nova gama FGTR, realizada com cores e grafismos exclusivos, torna-a mais uma vez um must-have na cidade para todos os condutores de motas e scooters que se querem destacar. A primeira coleção de vestuário de proteção da Momodesign para deslocações urbanas será também apresentada em exclusivo na EICMA.
Na EICMA 2024, os visitantes poderão também descobrir a seleção exclusiva de calçado Urban Lifestyle 24/7da TCX, o calçado para motociclistas certificado que oferece o máximo conforto ao andar e proteção ao conduzir, transformando cada momento do dia numa experiência de puro conforto.
Os novos modelos da linha 24/7, Ikasu 2 e Nalbak, estão disponíveis para homem e mulher e apresentam soluções de design concebidas para satisfazer diferentes estilos de motociclismo. A inserção ZPLATE® combina a rigidez transversal para a proteção contra os choques com a flexibilidade longitudinal para um conforto de marcha superior; a sola exterior GROUNDTRAX resistente ao desgaste, criada com uma banda de rodagem de borracha com um design antiderrapante, garante a máxima aderência em todas as superfícies. Tecnologia, design e investigação de materiais: A linha de calçado 24/7 da TCX para desfrutar de cada dia e de cada aventura em liberdad
Para além de todas as antevisões e novas soluções no stand da Dainese, um grande histórico regressará para todos os seus fãs. Tendo sido roubado num evento em Milão em 1988, o lendário capacete AGV X1 Air System de Niki Lauda, usado pelo piloto de Fórmula 1 durante o dramático Grande Prémio da Alemanha de 1976, regressa finalmente para contar a sua incrível história, exposto ao público no stand da Dainese na EICMA 2024.
O capacete, visivelmente danificado pelo incêndio que deflagrou durante o acidente, ilustra a extraordinária força do piloto austríaco, que regressou às corridas apenas 42 dias depois. O seu icónico grafismo vermelho, com o nome de Lauda impresso a branco, não só representa uma lenda do desporto, como também marca um momento crucial na evolução da segurança em pista. Após uma aparição numa exposição nos Estados Unidos em 1987 e algumas deslocações subsequentes entre o Japão e a Itália, o AGV X1 de Niki Lauda desapareceu; foi objeto de mistério durante muito tempo, alimentando décadas de especulação e mitos. O grupo Dainese, proprietário da marca AGV, reivindicou com sucesso a propriedade legítima, devolvendo esta preciosa herança à história e aos fãs. Em exposição na EICMA 2024, este capacete fará parte da DAR – Dainese ARchivio, a exposição permanente da Dainese em Vicenza que celebra ideias, pessoas e artigos icónicos que revolucionaram a segurança, o design e o desempenho no dinâmico panorama desportivo