O ângulo morto é um dos grandes pontos negros da condução em duas rodas e são várias as marcas que tentaram encontrar a solução para acabar com esta problemática, principalmente através da integração de várias tecnologias nos capacetes.
Se a Reevu foi a primeira a imaginar um retrovisor integrado, foi a Skully que popularizou a utilização de uma câmara para ver para trás e de um HUD para saber o que se passa.
A marca japonesa CrossHelmet apressou-sea lançar no mercado o seu primeiro capacete integral com visão de 360º, o X1, Cross One.
O conceito é idêntico com a instalação de uma câmara atrás do capacete e de um HUD à frente dos olhos que permite ver o que se passa lá atrás. Mas o capacete japonês vai mais longe e integra outras tecnologias em complemento e na procura de mais conforto e de conetividade.
A visibilidade passa ainda por juntar uma banda de LED brancos dos lados para ser visto pelos outros utilizadores da via. O capacete tem ainda um sistema de redução de ruído, o CrossSound Control, que permite ao processador integrado filtrar os sons do rolamento e do vento.
Caraterísticas técnicas do CrossHelmet X1
– Coque em policarbonato Lexan
– Homologação DOT, ECE e JIS
– 1780 gramas
– HUD com resolução 1280×720, 2500 ppi
– Câmara traseira de 170º
– Processador: Quad ARM Cortex A53, 1,2 Ghz
– LED brancos nas laterais
– Sistema de redução do ruído
– Controlo tátil do som
– Autonomia de 6 a 8 horas
– Geolocalização GPS e Glonass
– Ligação Bluetooth 4.1