Um evento para mais tarde recordar
A IX edição da Peregrinação Bênção dos Capacetes coincidiu com a chegada do outono, dia 22 de setembro. Em várias regiões do país o dia acordou cinzento, com muito nevoeiro e até alguma chuva. Porém, isso não desmobilizou os motociclistas/peregrinos que convergiram para Fátima.
De acordo com a ABC – Associação Bênção dos Capacetes, terão sido perto de 180.000 motociclistas, o que significa cerca de 120.000 ciclomotores e motociclos, resultado ainda superior à edição de 2023.
Aliás, uma das notas dominantes desta peregrinação, provavelmente o maior encontro de motociclistas em Portugal, é a sua diversidade. Ali encontramos pessoas de todas as idades e veículos de duas ou mais rodas de todas as cilindradas, com um destaque significativo para as baixas cilindradas que convivem com todas as outras. Mais democrático é impossível!
Nesse dia Fátima torna-se o centro nevrálgico para os/as motociclistas, que ocorrem de todos os lados e regiões, fazendo de Fátima a Rosa dos Ventos, para a qual convergem os quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Este e Oeste), bem como os seus intermediários. Há até cada vez mais peregrinos motociclistas oriundos da vizinha Espanha.
Veja também IX Peregrinação Bênção dos Capacetes, Fátima
Alguns destaques da edição de 2024
Além de um número gigante, tudo aponta no sentido de ser um record de participantes face, esta edição teve outros motivos de realce, logo para começar pelo facto de o celebrante ser o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
Desconheço se é ou foi motociclista, mas a sua presença foi marcante, até porque é natural de Ourém (Urqueira) e estava a jogar em casa, mas mais relevante foi o seu discurso.
Abordou a importância de andarmos de moto, seja em trabalho ou lazer, com segurança, a importância da segurança rodoviária, lembrou os colegas caídos, tal como o flagelo dos recentes trágicos incêndios e das vítimas que causou. Foi uma homilia sentida e profunda, da qual destacamos um pequeno parágrafo:
“Os nefastos incêndios que destroem a floresta, dizimam vidas atentam as habitações, e não obstante a intensidade destrutiva das chamas do fogo, no nosso coração arde um fogo ainda mais forte, o do amor. E, por isso, nesta hora e aqui, rezamos por aquelas e aqueles cujas vidas foram ceifadas nos incêndios e no seu combate”.
Se alguém quiser (re)ver a celebração, pode fazê-lo aqui:
No final da celebração e já depois da bênção dos capacetes propriamente dita, o comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Veloso, distinguiu o Santuário com a Medalha D. Nuno Álvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana, 2.ª Classe.
Por último, importa ainda lembrar a dimensão solidária deste evento: uma recolha solidária de donativos, no Parque 12, uma com o intuito de ajudar as corporações de bombeiros mais afetadas pelo esforço de combate aos incêndios e outra campanha para ajudar um companheiro jovem motociclista, Marco Vitorino, tetraplégico devido a um acidente de moto, na aquisição de uma cadeira adaptada.
Quem o desejar, pode ainda adquirir o merchandising da IX Peregrinação Bênção dos Capacetes até 31 de outubro em www.thingstooffer.com
Novidades sobre a edição de 2025
Mais uma boa notícia: já se conhecem alguns detalhes sobre a edição de 2025.
Será no dia 21 de setembro e vai ser a décima, o que faz antever que venha a ser mais uma grande festa do motociclismo nacional para a qual todos estão convidados, independentemente das convicções religiosas, ou ausência delas, de cada um.
Prevê-se que os motoclubes organizadores sejam:
1. Motoclube Barreiro
2. Grupo Motard Os Marzias
3. Comunidade Riders Portugal
4. Motoclube Castelo Branco
5. Motoclube Vila Viçosa
6. Motoclube Marvão
7. Motoclube Tesos Ribatejo
8. Góis Motoclube
9. Grupo Motorizadas – CRCPZ BRASÕES
10. G Motard CCD 477 Oeiras
Fotos: Associação Bênção dos Capacetes e Pedro Pereira