fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crighton CR700W tem motor rotativo

Redação Por Redação
11 Fevereiro, 2022
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

São vários os exemplos de motos que tentaram popularizar os motores rotativos nas motos. Os Wankel foram trazidos para a ribalta pela Suzuki RE5 ou Hercules W2000, todavia foi a Norton nos anos 1980 a 1990 que acabou por popularizar este tipo de motor. É precisamente aqui que entra em destaque a nova Crighton CR700W.

Os “rotary” de 588 cm³ da Norton conquistaram títulos britânicos de Superbikes entre 1989 e 1994, com Steve Spray, Trevor Nation e Ian Simpson, e uma memorável vitória em 1992 no Senior TT, da Ilha de Man, com Steve Hislop aos seus comandos.

O engenheiro Brian Crighton foi o cérebro por detrás destes motores rotativos e, agora, o seu próprio nome aparece inscrito nas próprias motos. Nesse sentido, a Crighton CR700W parece-se muito com a última Norton rotativa, a NRV588. Provavelmente, esta é a moto de motor rotativo mais potente que já surgiu até o momento.

Trata-se de um sistema com propulsor de rotor duplo, com uma cilindrada total de 690 cm³, projetado por Crighton para a Rotron Power, que fabrica uma variedade de motores Wankel para uso em veículos distintos, como aviões, drones e outras aplicações.
Com uma potência máxima de 220 cv às 10.500 rpm este motor, com apenas três partes móveis mede 34 cm de comprimento e 24 de diâmetro, e pesa 24 kg, que sobem para 43 kg quando lhe é acoplada uma transmissão.

O quadro segue o mesmo design da Spondon dos modelos dos anos 1990, e é fabricado em liga, enquanto a carenagem, que replica a das NRV588, é produzido em fibra de carbono, fator que contribui para o peso de apenas 129,5 kg.

As rodas Dymag em fibra de carbono ajudam a manter a massa não suspensa em valores baixos. A suspensão tem duas opções, e pode ser assinada pela Öhlins ou pela Bitubo. Os travões são Brembo monobloco. Sem surpresas, o preço deverá ser de 110.000 euros.


Tags: Crighton

RELACIONADOS

Primeira paragem do “road show” Moto GP é em Albufeira
Evento

Primeira paragem do “road show” Moto GP é em Albufeira

Um mês antes da entrada em pista das primeiras motos o campeonato do mundo MotoGP chega a Albufeira no...

Por Redação
1 Outubro, 2025
Nova decoração para a Ducati Scrambler Nightshift
Notícias

Nova decoração para a Ducati Scrambler Nightshift

Com a chegada do modelo de 2026, a Ducati Scrambler Nightshift torna-se ainda mais apelativa com a sua nova...

Por Redação
1 Outubro, 2025
João Beltrão leva o ténis a quem nunca teve acesso
Notícias

João Beltrão leva o ténis a quem nunca teve acesso

A Beyond T7nnis é uma ação humanitária de base que une o espírito da aventura motociclística ao poder transformador...

Por Redação
30 Setembro, 2025
Test ride Ducati Desmo450 MX foi no Motopark
Notícias

Test ride Ducati Desmo450 MX foi no Motopark

O passado sábado, 27 de setembro, foi um dia cheio de ação e vivido em altas rotações, com cerca...

Por Redação
30 Setembro, 2025
Próximo Post
Novos carregadores de bateria da Shido já à venda em Portugal

Novos carregadores de bateria da Shido já à venda em Portugal



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt