fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

CONTACTO SYM ADXTG 400

Domingos Janeiro Por Domingos Janeiro
15 Outubro, 2024
em Motomais, Testes
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Partir à aventura

Estamos na Grécia para a apresentação da nova scooter SYM ADXTG 400, e deixamos aqui as primeiras informações e opiniões!

Para responder às mais recentes demandas por scooters crossover, ou de aventura, a SYM amplia agora a série ADX, apresentada em 2023, através da ADX 125. Além da ADXTG 400 que estamos a testar na Grécia, foi-nos também possível ter já um vislumbre da nova ADX 300, que será posteriormente apresentada à imprensa, mas que já podemos ver a rodar e na versão de produção.

ADXTG 400

Os amantes das scooters de aventura, passam a ter agora mais uma opção, através da SDXTG 400 da marca das Ilhas Formosas. O design desta nova e versátil scooter, surge inspirado no tigre “dentes de sabre”, cuja intenção é transmitir uma imagem agressiva ao estilo “predador felino”.

O quadro robusto, compacto, baixo centro de gravidade, braço oscilante em alumínio, tecnologias do topo utilizadas na MAXSYM TL e a suspensão multilink SANYANG, asseguram grande controlo, seja na cidade, como fora dela ou até nos caminhos mais desafiantes fora de estrada.

Poderoso motor

A ADXTG está equipada com o novo e poderoso motor de um cilindro, com 399 cc, 35 cv de potência e 37 Nm de binário. O sistema de válvula de admissão variável “Hyper-VVS” traz consigo uma capacidade de aceleração linear, bem como maior eficiência de combustível. O novo balanceador biaxial, a dupla bomba de óleo (cárter semi-seco) e a caixa do filtro de ar elevada, prometem um funcionamento mais suave e maior eficiência de admissão para melhor desempenho.

O melhor desempenho possível

A suspensão multilink da SANYANG é robusta, com funcionamento semelhante ao de uma moto, conseguindo lidar de forma segura e confortável com o piso mais degradado das cidades, ou até as estradas off road mais desafiantes.

Outra grande vantagem para melhorar o desempenho dinâmico é o centro de gravidade baixo e centralizado: o motor, depósito de combustível e bateria estão colocados mais abaixo face à posição do condutor.

A postura de condução aponta à aventura (“light”), mas também ao conforto na cidade: os utilizadores podem facilmente encontrar conforto e segurança, devido à colocação do guiador alta e larga.

O ABS de última geração, pode ser desligado totalmente na roda traseira,e minimizado na dianteira,  no modo off-road.

Motor mais cheio e linear

A tecnologia Hyper-VVS é uma estreia e, de um modo geral, este sistema de válvula de admissão variável controlada eletronicamente permite ter um motor mais forte desde rotações mais baixas, até à mais elevadas. O novo motor gera 90% do binário às 4500 rpm, antes da entrada em cena do sistema Hyper-VVS, que se dá às 5500 rpm.

Ousada

Estilo moderno, ousado e agressivo, apresenta faróis de LED; sistema de ignição sem chave; direção com desbloqueio automático e o assento pode ser aberto remotamente através da chave inteligente.

O pára-brisas é ajustável sem recurso a ferramentas, e tem duas opções de inclinação; a configuração mais alta serve para lidar com a pressão do ar a alta velocidade e com o ar frio, e a configuração mais baixa cria mais espaço para andar em pé.

A capacidade de armazenamento por baixo do assento é para uns generosos 32 litros.

Com carácter

O percurso, desenhado ao longo da costa do sul da Grécia, permitiu-nos ter uma primeira ideia sobre o comportamento e potencial da nova scooter de aventura da SYM. A ADXTG 400 não aparenta apenas ser uma moto compacta, sente-se na ciclística, brindado-nos com leveza, agilidade e equilíbrio. A abordagem às curvas faz-se com naturalidade, mesmo com pneus largos de piso misto e jantes de 15″ instaladas na frente e 14″ na traseira. As suspensões, embora não tenham regulações, trazem um setting bem estudado de série, que nos permite rolar com grande satisfação em qualquer cenário, seja ele o centro caótico de uma cidade, estrada de montanha ou até em breves percursos fora de estrada. Sentem-se mais firmes que permissivas, sem que isso signifique sacrificar o conforto. O conforto só sai ligeiramente beliscado, por força de um assento que de início se mostra algo rijo, mas que com o hábito acaba por deixar de nos incomodar, oferecendo-nos até um apoio lombar que embora “disfarçado” acaba por fazer a diferença. Já por baixo do assento temos espaço para transportar um capacete integral em conjunto com outros pequenos objectos.

A travagem, com disco de 275 mm na frente e outro de 233 mm atrás, funcionam muito bem, embora o tacto inicial não seja o melhor, e se forem operados os dois em conjunto, brindam-nos com extrema potência. As manetes são reguláveis, assim como o para brisas (de forma manual). O painel de instrumentos é totalmente digital e através dele podemos desligar o controlo de tração, bem como desativar o ABS na roda traseira. O sistema de ignição é se chave, e no centro do tablier contamos com os comandos que nos permitem abrir o assento, o acesso ao depósito de combustível e desligar ou ligar a scooter. Tem ainda no mesmo local uma útil tomada USB.

A postura de condução é direita, natural e descontraída e mesmo em off road permite-nos rodar de pé de forma tranquila, com os pés mais recuados nas plataformas. O motor de um cilindro, com 399 cc, 35 cv e 37 Nm de binário é muito forte em baixos e médios regimes, com a faixa mais elevada de rotação a ser mais para “andar para a frente”. De qualquer forma, as recuperações são fortes e determinadas. O consumo não conseguimos aferir, mas deverá andar na ordem dos 4 litros por cada 100 quilómetros percorridos. O peso encontra-se bem distribuído e o raio de viragem é amplo o que facilita as manobras a baixa velocidade e o facto de nos permitir apoiar ambos os pés no chão, dão-nos confiança para “arriscar” numas saídas para um off road ligeiro.

Disponível em três opções de cor, preto, cinzento e branco. Ainda sem preço definido, a entrada de produção está prevista para o próximo mês de novembro, sendo que a chegada prevista ao mercado nacional aponta ao primeiro trimestre de 2025. Tem cinco anos de garantia de fábrica!

Mais informações em www.sym.pt

Ficha técnica:

MODELO SYM ADXTG 400
MOTOR Monocilindrico, refrigerado por líquido, OHC, 4 válvulas, Hyper-VVS
CILINDRADA 399 cc
DIÂMETRO x CURSO 83 x 73.8 mm
POTÊNCIA MÁXIMA 35 cv às 7,000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 37 Nm às 5,500 rpm
TRANSMISSÃO C.V.T.
CICLÍSTICA
SUSPENSÃO DIANT. Forquilha invertida de 41 mm
SUSPENSÃO TRAS. Suspensão Multi-link
TRAVÃO FRENTE Disco Ø 275mm / pinça de 4-pistões + ABS
TRAVÃO TRÁS Disco Ø 233mm / pinça de 2-pistões + ABS
PNEU FRENTE 120/70-15”
PNEU TRÁS 150/70-14”
DIMENSÕES
COMPRIMENTO 2,166 mm
LARGURA 920 mm
ALTURA 1,460 mm
ALTURA ASS. 790 mm
DIST. ENTRE EIXOS 1,535 mm
DEPÓSITO 13 L
IMPORTADOR Moteo Portugal
PREÇo n.d.

Tags: destaque

RELACIONADOS

183.000 nas bancadas do AIA!
Competição

183.000 nas bancadas do AIA!

O GP de Portugal voltou a bater um novo recorde de público nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve....

Por Fernando Neto
13 Novembro, 2025
SYM lança campanha para os seus modelos de 125cc
Motomais

SYM lança campanha para os seus modelos de 125cc

A SYM Portugal lançou a campanha “O teu momento 125 chegou”, uma iniciativa que assinala o final de ano...

Por Fernando Neto
13 Novembro, 2025
Reportagem CNV Estoril II – Em circuito com a Honda Hornet
Artigos

Reportagem CNV Estoril II – Em circuito com a Honda Hornet

Há convites que são impossíveis de recusar e oportunidades que devemos aproveitar, por isso não havia como escapar ao...

Por Redação
13 Novembro, 2025
Supermoto – BMW R18 MAVERICK – Ficção ou realidade?
Artigos

Supermoto – BMW R18 MAVERICK – Ficção ou realidade?

Supermoto BMW R18 MAVERICK BY RUSTY WRENCH: Personificar um filme numa moto é um exercício arriscado, pois o resultado...

Por Redação
12 Novembro, 2025
Próximo Post
Sabe qual é a multa por não parar num sinal de STOP?

Sabe qual é a multa por não parar num sinal de STOP?



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt