fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contacto – Indian Chieftain Limited – Verdadeiro hat-trick

Redação Por Redação
23 Abril, 2020
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Ninguém fica indiferente à Indian Chieftain Limited, mesmo aqueles que pouco sabem sobre esta histórica marca norte-americana param e querem saber mais. Uma moto que conseguimos apreciar mesmo sem ser “especialistas”.

Por Pedro Vitorino / Fotos Paulo Calisto

“Não, não é. É uma Indian.” – foi a resposta que mais demos à primeira pergunta da maioria dos curiosos que paravam junto da Chieftain Limited, sendo difícil não tecer comentários comparativos à sua principal (única?) concorrente. Até mesmo nós não conseguimos desligar o modo “comparativo”, apesar de não se tratar de um artigo com esse objetivo. No entanto, quando mais andávamos na Chieftain Limited mais convencidos ficávamos que esta não é uma moto só para “especialistas”. A Indian conseguiu criar uma moto destinada aos apaixonados pelas Customs “long ride” dotando-a de características práticas que a podem transformar em muito mais do que uma moto com estilo.

Gosto pelo estilo

Logicamente há que gostar deste tipo de moto, grande e vistosa como tem de ser uma “cruiser” V Twin, neste caso ao estilo “bagger”, facilmente identificável pela enorme proteção frontal e típico conjunto de malas traseiras estreitas e integradas nas linhas do conjunto.

Para 2019 a Indian continuou a evolução iniciada em 2017 na linha Chieftain com a introdução de uma roda dianteira com 19 polegadas, que substituiu as 16 polegadas que equipavam os modelos anteriores, ao mesmo tempo que abriu o guarda-lamas, deixando ver os 10 braços da jante. A par da renovada carenagem frontal, a Chieftain Limited 2019 mostra-se como uma moto visualmente mais ligeira e que nos transmite de imediato uma imagem de maior manobrabilidade. Na verdade, estamos perante uma mescla de um estilo clássico – com profusão de cromados – com um design mais agressivo, não querendo perder aqueles que procuram uma Custom tradicional, mas abrindo portas a um maior leque de potenciais interessados.

Thunder Stroke 111

É esta a denominação deste motor Indian. Trata-se de um V-Twin a 49 graus, com 1.811 centímetros cúbicos e válvulas à cabeça (OHV) comandadas por hastes (varetas) acionadas pela árvore de cames colocada no bloco do motor, alimentado por injeção eletrónica de combustível. A embraiagem de discos funciona em banho de óleo, que por sua vez também serve para arrefecimento do motor, tal como o ar que atravessa as alhetas dos enormes cilindros.

A Indian encontrou uma solução engenhosa para resolver os problemas de dissipação do calor do cilindro traseiro para as pernas do condutor; quando a temperatura ambiente ultrapassa os 15 graus Celsius, o motor está abaixo das 1.000 rpm (sem acelerador) e em 1ª, 2ª velocidades ou em Neutral, o cilindro traseiro é desligado. Este sistema, denominado Rear Cylinder Deactivation, reduz consideravelmente o fluxo de ar quente para as pernas quando paramos nos semáforos ou no trânsito. Assim que rodarmos o acelerador, o cilindro traseiro regressa à atividade.

Graças ao acelerador “ride-by-wire” podemos optar por três modos de condução; Tour, Standard e Sport. Na prática não sentimos grande diferença entre os dois primeiros modos, mas ao ativarmos o Sport rapidamente damos conta de haver uma ligação mais rápida entre o punho direito e os cavalos disponibilizados na roda traseira.

A caixa de seis é um exemplo de suavidade, notando-se claramente que a última velocidade é quase uma “over drive”. A transmissão final é feita por correia, passando os mais de 150 N.m de binário às 3.000 rpm sem sobressaltos. Aliás, suavidade é a palavra que define melhor o Thunder Stroke 111, um motor sem vibrações e sempre disponível.

Agilidade surpreendente

O chassis da Chieftain tem como base uma estrutura central em alumínio fundido, que também serve de caixa para o filtro de ar, e certamente será o ”segredo” para o comportamento ágil com que esta moto nos surpreendeu. Não nos podemos esquecer que contamos com mais de 360 kg (peso a seco) entre as pernas, com uma distância entre eixos de 1.668 milímetros e com um painel de acessórios montado na forquilha dianteira, mas na verdade tudo isso desaparece assim que a Chieftain entra em movimento.

O conjunto está suspenso por uma forquilha telescópica dianteira com bainhas de 46 milímetros de diâmetro e 119 milímetros de curso, e por um amortecedor único ajustável a ar que desenvolve um curso de 114 milímetros. A distância ao solo é de 130 milímetros, embora curta permite deitar esta Indian nas curvas sem que imediatamente se ouça algo a roçar no asfalto.

Aproveitando a generosidade do motor, facilmente rodamos com a Chieftain a bom ritmo, mesmo nas estradas de província com piso irregular e com falta de avisos nas curvas mais apertadas. Na frente os dois discos de 300 milímetros com pinças de quatro êmbolos são fáceis de controlar e o ABS ajuda a ganhar confiança. O disco traseiro com o mesmo diâmetro não inspira o mesmo nível de confiança, situação que piora em piso molhado, com o pneu (Dunlop Elite 3) a não ajudar quer na travagem quer na aceleração. Em piso seco cinco estrelas!

Infotainment intuitivo

Os sistemas de “infotainment” são o ex-libris das motos deste segmento, disponibilizando todo e mais algum tipo de informação possível de imaginar, navegação, conetividade com os dispositivos móveis de comunicação (smartphones) e um alto som! Pois, não julguem que faz sentido ter uma moto destas sem poder ouvir as melhores bandas de rock em condições.

O sistema de “infotainment” da Indian – designado por Ride Command – mostra-nos um ecrã tátil de sete polegadas altamente personalizável. Com ou sem luvas rapidamente podemos passar os menus (o tempo de reposta de ação é surpreendentemente reduzido) e optar pela configuração pretendida, entre oito opções: meio-ecrã partilhado com GPS com ou sem bússola e informação sobre o veículo (pressão dos pneu, média, modo de condução, etc.), ou ecrã inteiro para o sistema de áudio, navegação, veículo, etc…

Mais impressionante é a forma intuitiva como tudo funciona. Muito fácil. Sem dúvida muito mais fácil do que… a principal concorrente, ganhando tanto na visualização como naquilo que se ouve. O equipamento Premium Audio Sytem fornece 100 watts de som limpo e de qualidade mesmo quando rodamos mais depressa, reconhece as nossas preferências de equalização e volume das estações pré-selecionadas e reduz o nível de decibéis quando paramos nos semáforos. Perfeito!

Hat-trick de prazer

Chegou o momento de explicar o título destas páginas. Ao prazer disponibilizado pelo sistema de entretenimento a “bordo” juntam-se os prazeres de viajar e condução – triplo prazer. Se os dois primeiros são característicos deste tipo de motos para qualquer tipo de utilizador, já o último (o de condução) normalmente apenas está destinado aos tais “especialistas”, mas mesmo sem pertencer a esse restrito grupo, a Indian Chieftain Limited leva-nos a verdadeiros momentos de gozo.

À facilidade com que se insere a mota em curva junta-se a disponibilidade do motor, talvez com menos torque do que a concorrência, mas muito mais divertido. Passamos curva para contracurva numa condução viva, despreocupara e animada. Foi sempre assim durante os mais de 1.000 km de viagem, com uma tirada contínua de 500 km (com um reabastecimento e média de 5,6 l/100km) totalmente fora de vias rápidas ou autoestradas. A solo ou com companhia, a Chieftain deu-nos sempre o mesmo entusiasmo “para abalar sem destino nenhum*”.

*Não como os Trovante na “125 azul” mas com a 1.811cc vermelha!


 

Tags: ChieftainIndian

RELACIONADOS

Zeno
Notícias

Ex da Tesla que vender motos elétricas por menos de 2000 euros

Quer se seja a favor ou contra, é inegável o impacto que a Tesla teve nos veículos elétricos (VE)....

Por Redação
6 Junho, 2025
Ducati Sea to Sea chega a Marrocos
Notícias

Ducati Sea to Sea chega a Marrocos

A Ducati volta a surpreender com uma nova edição do Sea to Sea. Desta vez a aventura chega para...

Por Redação
5 Junho, 2025
Marc Márquez inaugurou concessionário da Ducati em Barcelona
Notícias

Marc Márquez inaugurou concessionário da Ducati em Barcelona

Marc Márquez inaugurou um novo concessionário da Ducati Barcelona em Sant Quirze del Vallès. O piloto do Ducati Lenovo...

Por Redação
4 Junho, 2025
Moto da DAB Motors e da Vita Veloce Team (VVT) homenageia Akira
Notícias

Moto da DAB Motors e da Vita Veloce Team (VVT) homenageia Akira

Mesmo que nunca tenha visto o clássico filme de ficção científica Akira, é quase certo que conhece uma das...

Por Redação
4 Junho, 2025
Próximo Post
Motul oferece formação online gratuita a distribuidores e oficinas

Motul oferece formação online gratuita a distribuidores e oficinas



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt