QUERO MAIS!
O teste a esta nova CFMOTO 800MT Explore foi um daqueles que nos deixou com vontade demais. Um dia (mesmo que intenso e com muitos quilómetros) aos seus comandos não foi suficiente para realmente ver o potencial do modelo. Queria mais! Muito mais! Uma daquelas viagens em que misturamos dois Lés-a-Lés, o “onroad” com o “offroad”! Quilómetros, mais quilómetros, asfalto e estradões! Uma moto que além de esteticamente estar muito bem conseguida, brinda-nos com dimensões que não intimidam. E os acabamentos deixam-nos completamente rendidos, assim como toda a tecnologia, que, diga-se a bem da verdade, nos faz “perder” algum tempo a perceber como tudo funciona, quer através de toque no ecrã tátil de 8”, quer através no novo comutador colocado no lado esquerdo que está muito elegante e funcional, mas ainda assim algo complexo nas primeiras utilizações. No final do dia já estávamos familiarizados com grande parte do funcionamento, sem grandes problemas. Uma vez sentados, constamos que o nosso corpo assume uma postura correta e direita, confortável, natural e com boa acessibilidade ao solo, pois conseguimos apoiar ambos os pés no chão, meio caminho andado para maior confiança, principalmente fora de estrada. Vibrações, não as sentimos, nem mesmo quando abrimos gás a fundo e deixamos o LC8C levar-nos com ele numa viagem de emoções fortes mas sempre dentro do nosso controlo. O consumo que obtivemos, foi de 4,5 litros, sendo certo que conseguiremos baixar essa cifra, mas também não se espantem se no final do dia o computador de bordo vos indicar mais. É uma questão de gestão do punho direito!
Está claramente pensada para ambos os ocupantes que gozam de espaço e conforto, como indica o pára-brisas dianteiro ajustável ou as três tomadas elétricas, duas USB e uma de 12V. Esteticamente muito bonita e bem conseguida, brinda-nos com as proteções bem integradas no conjunto (barras de proteção laterais e de cárter), assim como os faróis auxiliares, que quase nem damos conta que estão lá. O guiador é largo e está numa posição ideal para nossa estatura (1,69m) e o peso (231 kg a seco), embora possa parecer algo elevado, está muito bem distribuído, parecendo muito mais leve do que na realidade é. Para isso também conta o baixo centro de gravidade, que torna tudo mais fácil!
Nesta moto, tudo nos impressiona, desde o motor poderoso, conjugado com a ampla possibilidade de ajustes eletrónicos, passando pela boa ciclística, na qual sobressaem o conforto, as suspensões ajustáveis e a grande potência da travagem, temos o nível de equipamento. Isso sim, foi dos aspectos que mais nos impressionaram, pois assume uma relação qualidade/preço muito difícil de bater. Qualidade é mesmo uma das palavras chave do modelo, onde se nota claramente que tudo foi pensado ao pormenor.
Não sabemos como será o modelo em termos de fiabilidade, mas atendendo aos componentes usados, grande parte deles partilhados por outros modelos de renome, podemos prever que problemas serão zero… Os pneus Michelin Anakee assentam-lhe que nem uma luva, assim como as douradas jantes de 19” na dianteira e 17” na traseira, que nos abrem a porta às aventuras sem limites. O amortecedor de direção desempenha uma função importante, mas está tão bem escondido que nem damos por ele, apenas sentimos que a direção é firme e que nos oferece uma excelente leitura.
Um modelo que nos provou ser tão ágil e confortável dentro da cidade, como em estradas mais técnicas e reviradas e ainda nas aventuras fora de estrada.
Para já, foi-nos difícil encontrar defeitos neste modelo, o que nos deixou bastante surpreendidos! O futuro promete muito, para a CFMOTO!