fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contacto Aprilia SX 125 – Eternamente jovem

Fernando Neto Por Fernando Neto
1 Abril, 2026
em Motomais, Testes
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A SX é um clássico modelo da gama Aprilia, que tem sabido encontrar o seu lugar no mercado ao longo destes últimos anos, mesmo que o segmento onde milita não seja, de todo, o mais procurado pelos jovens. No entanto, há mercados na Europa onde as supermoto continuam a ser muito fortes, justificando-se a renovação constante do modelo. Nós agradecemos, até porque aliado a uma imagem desportiva e radical, temos um motor divertido e uma ciclística confiante.

POR Domingos Janeiro  •  Fotos Paulo Calisto

Dizem-nos as estatísticas de venda e até a nossa percepção do mercado que as supermoto nunca foram muito populares entre nós, embora haja uma “franja” de adeptos do estilo que nos tente provar o contrário. Mas na verdade acabamos por não entender bem o porquê, pois sempre que temos a oportunidade de rolar com uma moto off road com pneus de estrada, acabamos por criar bons momentos para mais tarde recordar. E a Aprilia SX 125 é uma das que mais contribui para isso, uma vez que são poucas as marcas que mantêm a aposta neste estilo. Conjuntos simples, leves, com boa ciclística e estéticas irreverentes, marcam pelas generosas doses de diversão, mesmo que estejamos a falar de uma 125 cc a 4T. Nesta nova geração, a SX surge com motor revisto e cumpridor da norma Euro 5+, colocando a sua potência no limite permitido, que é como quem diz, 15 cv. O seu monocilindro é um nosso “velho” conhecido e com grandes mostras de fiabilidade, economia e diversão, já que nos brinda com uns simpáticos 11,4 Nm às 8500 rpm.

Um longo legado

À vista continua a saltar o design italiano, onde está exibido com orgulho o ADN desportivo e glorioso da marca, bem como alguns elementos gráficos que nos recordam o quão vencedora já a Aprilia foi. Nesta nova atualização damos de imediato conta do novo painel de instrumentos digital a cores e a iluminação “full LED”.

Ligado à competição e à marca italiana está a diversão e essa mantém-se neste modelo de forma intocável. Uma moto com carácter e personalidade, pensada para uma utilização urbana e médias deslocações, equipada com jantes de raios de 17”. Leve e ágil, fruto de uns anoréticos 136 kg de peso em ordem de marcha e do quadro em alumínio compacto e rígido, oferece um desempenho que se torna viciante.

Sempre no ponto

A estética, é claro! É um modelo que queiramos ou não, continua a ditar as regras no segmento supermoto. As carenagens (ou plásticos se quisermos usar uma linguagem mais off road) foram redesenhadas, criando uma imagem mais acentuada de fluidez do conjunto, mais elegante e aerodinâmico. A contribuir para a nova imagem, temos o escape, também ele revisto, mais curto e com acabamento em preto mate.

Quando olhamos para a ciclística vemos que nada foi deixado ao acaso. A travagem com ABS cumpre, com bom tacto, precisa e potente, com sistema “cornering”. Na frente encontramos um disco de 300 mm com pinça de dois pistões e na traseira temos outro de 220 mm com pinça de um pistão. Inalterado mantém-se o quadro, o clássico dupla trave de alumínio, leve e rígido, onde temos instala a forquilha invertida dianteira de Ø41 mm com curso de 240 mm e na traseira o monoamortecedor com link progressivo, ajuste na pré-carga da mola e um curso de 210 mm.

Momentos de cumplicidade

A Aprilia SX 125 é um daqueles modelos com o qual sabemos que vamos passar bons momentos aos seus comandos, de forma previsível e controlada. Não só pela potência que nos é entregue de forma linear e perfeitamente controlável, mas também fruto da ciclística de alta qualidade que torna tudo mais fácil. A agilidade é uma das suas principais características e o reduzido peso do conjunto torna-a perfeita para a cena urbana. O conjunto de suspensões não é dos mais elaborados mas o mais acertado para o conjunto. Cumpre na perfeição com o que lhe exigimos, em qualquer situação. O único ajuste que temos é na pré-carga da mola traseira. A vestir as jantes de raios de 17” temos uns CST que no geral também se mostram suficientes, mas se formos muito exigentes ou destemidos vamos sentir alguns avisos… É uma questão de estarmos atentos à sua pressão e evitar exageros! Considero que a estética é, realmente, um dos grandes argumentos deste modelo, está muito bem conseguida, capaz de agradar a todos, sejam eles novos, ou menos novos. O assento é plano, suficiente para dois, algo rijo e com pegas para o passageiro. O guiador largo leva-nos a abraçar a frente para maior sensação de segurança e maior confiança na condução e o facto da frente ser mais baixa permite-nos colocar mais peso na frente que contribui para maior estabilidade nas travagens e a curvar.

Como já referimos, o motor está no limite dos 15 cv permitidos por lei para as 125 cc, muito cheio com subidas rápidas de rotação e com a velocidade de ponta a fixar-se nuns simpáticos 126 km/h. A caixa de seis velocidades está bem escalonada e muito suave. A simplicidade é típica das supermoto, onde tudo é reduzido ao mínimo, como, por exemplo o painel de instrumentos digital que é muito simples e funcional. Como nem tudo é perfeito, o único reparo que podemos fazer é que devido à evolução que as motos têm sofrido ao longo dos últimos anos e tendo em conta as mais recentes necessidades dos jovens condutores, já merecia uma evolução mais profunda nos sistemas de conectividade bem como integrar uma tomada USB. Será numa próxima atualização? Esperemos que sim! Já disponível nos concessionários em preto ou branco com o preço a começar nos 4499€.

ficha técnica

APRILIA SX 125

Motor                                     Monocilíndrico, refrigerado por líquido
Distribuição                           SOHC, 4 válvulas por cilindro

Cilindrada                              124 cc

Potência Máxima                   15 cv às 10 500 rpm

Binário Máximo                     11,4 Nm às 8500 rpm

Embraiagem                          Multi-discos em banho de óleo

Caixa                                      6 velocidades

Final                                       Por corrente

Quadro                                   Dupla trave em alumínio

Suspensão Dianteira              Forquilha invertida Ø41 mm, curso 240 mm

Suspensão Traseira                Amortecedor ajustável na pré-carga, curso 220 mm

Travão Dianteiro                    Disco de 300 mm, ABS

Travão Traseiro                      Disco de 220 mm, ABS

Pneu Dianteiro                       110/70-17”

Pneu Traseiro                         150/60-17”

Altura do Assento                  880 mm

Distância entre eixos              n.d.

Depósito                                 7 litros

Peso (ordem de marcha)        136 kg

Cores                                      Branco e preto

Garantia                                 3 anos

Importador                             Conceição Machado Lda

PVP                                        4499€

PONTUAÇÃO

APRILIA SX 125

Estética:                      3,5

Prestações:                 3

Comportamento:        3,5

Suspensões:                3,5

Travões:                      3,5

Consumo:                   3,5

Preço:                        3,5

Tags: ApriliaAprilia SX 125motosRevista Motossupermoto

RELACIONADOS

Revista Motos vai competir no Mundial de Enduro
Competição

Revista Motos vai competir no Mundial de Enduro

A vida dá muitas voltas, e por vezes as surpresas surgem quando menos se espera! Após o Team Building...

Por Fernando Neto
1 Abril, 2026
Distinguished Gentleman’s Ride é já no próximo mês
Evento

Distinguished Gentleman’s Ride é já no próximo mês

As inscrições para o Distinguished Gentleman’s Ride deste ano já estão abertas!O evento reúne motociclistas de estilo clássico e...

Por Fernando Neto
1 Abril, 2026
Ducati Superleggera V4 Centenario – Diabólica!
Motomais

Ducati Superleggera V4 Centenario – Diabólica!

Com travões de carbono e um motor V4 de quase 250 cv, a Ducati Superleggera V4 Centenario redefine o...

Por Fernando Neto
31 Março, 2026
Supermoto Tamarit 160 Black Dragon – Whisky velho
Artigos

Supermoto Tamarit 160 Black Dragon – Whisky velho

Ao mais puro estilo de um “whisky on the rocks”, a encomenda desta moto chegou da Irlanda e dado...

Por Fernando Neto
31 Março, 2026
Próximo Post
Distinguished Gentleman’s Ride é já no próximo mês

Distinguished Gentleman’s Ride é já no próximo mês



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt