Temos dedicado uma crónica diária ao Dakar, com especial destaque para os participantes lusos na categoria das motos e também em T3 e T4. Contudo, não podíamos deixar em branco a lembrança de que se completam 3 anos sobre a partida prematura de Speedy Gonçalves.
Foi, pois, na 42.ª edição, aquando da 7.ª etapa, que este grande piloto e homem nos deixou prematuramente após um fatal acidente aos comandos da sua Hero.
Natural de Gemeses (Esposende) Paulo Gonçalves detém um palmarés incrível. A nível nacional ganhou quase tudo o que havia para ganhar (24 títulos). Internacionalmente foi Campeão do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno em 2013. Era figura bem conhecida nos ralis, em especial no Dakar, onde chegou a ser piloto oficial da Honda e vice-campeão em 2015 (Argentina Bolívia Chile).
Entre os Colegas era conhecido pelo “homem que não deixa ninguém para trás”. Em suma, era solidário, altruísta e sempre pronto a ajudar quem dele precisava.
Tive o prazer de falar com ele e irradiava alegria e vontade de viver. Percebia-se na sua voz a determinação e garra de um verdadeiro campeão!
Até sempre Speedy, como o tempo passa! Continuas vivo nas nossas memórias e certamente continuas a pilotar nos trilhos celestiais!
Pedro Pereira