A “ADESIGN Pro Rider” é um projecto criado´por Márcio Antunes, o anterior Speaker oficial do Motocross em Portugal. Este ano, afastado dos microfones por opção, foca-se nas personalizações de capacetes, a sua primeira paixão.
Há praticamente 20 anos criou a ADESIGN, quando ainda estudava artes gráficas em Torres Vedras, e foi nos capacetes que começou a explorar a sua arte.
Com esta iniciativa pretende-se que o público comece a identificar ainda melhor os pilotos, assim como acontece no estrangeiro com grandes pilotos, uma vez que os detalhes inseridos em cada capacete podem vir a repetir-se em futuras personalizações, criando assim um hábito e uma imagem cada vez mais pessoal.
Para já, quem faz parte do projeto são estes três pilotos: Ricardo Ayres, Afonso Gomes e Rodrigo Barros
-Ricardo Ayres, de Bucelas, nº 971. Regressa ao regional MX Ribatejo onde já tem vários títulos e, neste momento, lidera o campeonato com as 2 vitórias possíveis nas provas realizadas até à data. No Nacional de MX está igualmente em MX1 e na novíssima classe de Veteranos, onde subiu ao degrau mais baixo do pódio na etapa de abertura.
-Afonso Gomes, de Coimbra, nº 141. Campeão Nacional de MX2 Júnior e Vice Campeão de MX Elite, agora em MX2 com uma máquina a 4 tempos. Sente ainda alguma dificuldade provocada pela lesão no pulso que trouxe do Granho na época passada e, por isso, não conseguiu chegar mais além no arranque da temporada. Ainda assim o “Chips” foi um dos atletas portugueses a apurar para as mangas pontuáveis do Europeu de MX, aquando da passagem do MXGP na Capital do Motocross, em Águeda.
-Rodrigo Barros, de Porto de Mós, nº 185. Tem títulos nas 50cc, nas 65cc e ainda não teve hipótese de brilhar em MX 85, classe em que nos irá representar com o seu capacete de ar selvagem assim que tenha luz verde para usar. Ainda não está apto para se meter em aventuras, estando a recuperar da cirurgia ao joelho.
A estreia deste aconteceu este ano, tendo visto a luz do dia na prova de arranque do Campeonato Nacional de Motocross. Ao longo desta temporada vamos fazer de tudo para estar com eles, seja de que forma for e pretende-se que seja o primeiro de muitos anos de apoio aos pilotos.
O objetivo foi dar oportunidade a estes 3 atletas na estreia deste projecto, mais pelo que são do que pelos títulos que têm ou que podem alcançar. O nosso objectivo é ter uma boa imagem porque, na verdade, é nisso que trabalhamos. Preferimos que tenham postura, que sejam um exemplo dentro e fora de pista e, se levarem o capacete ao pódio, é apenas um bónus para nós. Se fossemos uma marca de performance da moto, por exemplo, faria todo o sentido “exigir” vitórias mas, como não somos, pretende-se apenas isso, que dêem brilho ao desporto.
O plano é muito simples e acaba por provocar um crescimento e divulgação conjunta. Para além da personalização do capacete, foi criada uma imagem para os “ADESIGN Pro Riders”, com a divulgação das provas onde vão estar, os resultados obtidos e a partilha de conteúdos nas redes sociais. Desenvolvemos também umas personagens que representam cada um deles, protagonizando os “DIZEN CARTOONS”, brincando com algumas situações em torno das provas e ajudando a divulgar o projecto com uma leveza diferente. Cada um deles tem um cap (vulgo boné) exclusivo que os identifica como pilotos oficiais do projecto e ainda algum merchandising para usarem, para oferecer aos fans ou mesmo aos adversários no pódio! Temos também o serviço de assistência aos capacetes nas provas em que for possível, tratando da sua limpeza e manutenção entre cada manga, para que estejam sempre confortáveis por dentro e apresentáveis por fora. No final do ano, o atleta que melhor representar a nossa marca, que trouxer mais retorno, que tiver as melhores atitudes, será mantido no programa.