Depois de alguma espera, expectativa, ansiedade e muitas apresentações estáticas, eis que a CFMOTO Portugal apresenta uma das suas novidades mais aguardadas para este ano, a trail 450MT.
POR: Fernando Pereira FOTOS: Rui Jorge
A completar 35 anos de actividade, a CFMOTO continua a colocar produtos no mercado, que se pautam pela qualidade e inovação. Neste caso, a marca asiática volta a mostrar que tem a lição bem estudada e que fez muito bem o trabalho de casa, demonstrando um cuidado e atenção especial à opinião dos clientes, respondendo com um produto que incide precisamente num dos segmentos que maior crescimento e interesse tem suscitado ao longo destes últimos meses. As motos trail de media cilindrada têm registado um crescimento e procura exponenciais, e estas novas propostas com preços altamente competitivos e muito abaixo dos praticados pelas europeias ou japonesas têm-se mostrado uma aposta totalmente ganha, ao mesmo tempo que deixam bem claras as mudanças no mercado, onde os produtos provenientes da China ganham cada vez mais força e destaque nas tabelas de vendas.
Bonita e eficaz
É indiscutível que as linhas estão muito bem conseguidas e apelativas (é uma questão do gosto de cada um, mas para a maioria é esta a sua opinião), mas a boa surpresa chega-nos depois de rodarmos por uns bons 200 km aos seus comandos, onde nos foi possível ficar a conhecer melhor como tudo funciona. As suspensões KYB permitem-nos um ajuste quase total, pois o traseiro apenas oferece a possibilidade (mais que suficiente, diga-se de passagem) de afinar a pré-carga e extensão da mola, mas na frente os ajustes são completos, permitindo-nos alterar a extensão, compressão e pré-carga, tudo com 20 cliques.
Destaque ainda para o facto de na traseira, o link do amortecedor ter duas posições selecionáveis, permitindo assim com apenas a mudança de um parafuso alterar a altura do assento dos 800 mm para os 820 mm. Para aqueles que preferem ter mais altura, a CFMOTO tem disponível nos acessórios um assento mais alto e plano, que eleva a altura para os 870 mm.
A travagem é perfeitamente aceitável, com uma mordida inicial muito suave (sem dúvida uma vantagem em todo-o-terreno). O disco único na frente de 320 mm com pinça de dois pistões e o traseiro de 240 mm cumprem a sua função de uma forma muito eficiente e sem surpresas. Um grande interruptor instalado no guiador, permite-nos desactivar o ABS traseiro e o controlo de tracção em segundos, em movimento, se assim o desejarmos.
O depósito de combustível apresenta uma capacidade pouco comum para esta faixa de cilindrada, oferecendo-nos 17,5 litros, capazes de nos garantir uma autonomia para cerca de 300km. O para-brisas é facilmente ajustável com apenas uma mão, os retrovisores são rebatíveis e o painel de instrumentos TFT é de 5”, muito completo e com a possibilidade de emparelharmos os nossos smartphones.
As cores disponíveis são azul e cinzento e o comprador pode ainda optar, no acto da compra, se deseja a versão com para-lamas em baixo ou em cima (estilo mais estradista ou aventureiro), ou, em última análise, optar pelos dois e alterar conforme o seu gosto e/ou utilização.
Coração bondoso
O motor desta 450MT anuncia 31 kW (43 cv), o que coloca este modelo elegível para portadores de carta A2. Apesar deste motor apresentar um comportamento muito equilibrado, tanto em estrada com fora dela, o tacto inicial do acelerador é um pouco brusco, principalmente a baixas rotações. A negociar um obstáculo, a fazer um gancho em primeira em zonas mais sinuosas, este comportamento do motor exige mais atenção e uma utilização da embraiagem mais frequente. A posição de condução é muito boa tanto em estrada como em off road, mesmo quando rodamos de pé, fora de estrada. Para maior conforto, temos que ajustar o guiador numa posição intermédia, que seja confortável tanto em asfalto como fora dele. A mudanças de direcção em off road são muito precisas e quase nos esquecemos que estamos numa moto com este peso e este tamanho.
A CFMOTO 450MT provou ser uma moto realmente Muti-Touring conforme o seu nome indica e o prazer de condução tanto na estrada como fora dela é enorme. Este foi de facto um trabalho bem feito pelos engenheiros da CFMOTO, que nos permite desfrutar em pleno das aventuras dentro e fora de estrada sempre em total conforto, segurança, de forma divertida e económica. Já disponível nos concessionários.
TESTE COMPLETO NA EDIÇÃO DE JUNHO #99 DA REVISTA MOTOS
FICHA TÉCNICA | CFMOTO 450MT |
Motor | Dois cilindros em linha, refrigerado por líquido |
Distribuição | DOHC, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 449 cc |
Potência máxima | 43 cv às 8500 rpm |
Binário máximo | 42 Nm às 6500 rpm |
Limitável a A2 | Sim |
Embraiagem | Deslizante, multi-discos em banho de óleo |
Caixa | 6 velocidades |
Final | Por corrente |
Quadro | Estrutura tubular em aço |
Suspensão Dianteira | Forquilha telescópica KYB Ø41 mm, ajustável, curso 200 mm |
Suspensão Traseira | Amortecedor, ajustável, curso 200 mm |
Travão Dianteiro | Disco de 320 mm, pinça de dois pistões, ABS |
Travão Traseiro | Disco 240 mm, pinça de pistão simples, ABS |
Pneu Dianteiro | 90/90-21” |
Pneu Traseiro | 140/70-18” |
Altura do Assento | 800/820 mm |
Comprimento | 2210 mm |
Largura | 870 mm |
Altura | 1430 mm |
Distância entre Eixos | 1505 mm |
Depósito | 17,5 litros |
Peso (a seco) | 175 kg |
Cores | Azul e cinzento |
Garantia | 3 anos |
Importador | CFPT – Veículos e Acessórios |
Preço | 5990€ (sem despesas documentais) |