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CFMOTO 450MT – TESTE

Domingos Janeiro Por Domingos Janeiro
24 Maio, 2024
em Testes
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Depois de alguma espera, expectativa, ansiedade e muitas apresentações estáticas, eis que a CFMOTO Portugal apresenta uma das suas novidades mais aguardadas para este ano, a trail 450MT.

POR: Fernando Pereira FOTOS: Rui Jorge

A completar 35 anos de actividade, a CFMOTO continua a colocar produtos no mercado, que se pautam pela qualidade e inovação. Neste caso, a marca asiática volta a mostrar que tem a lição bem estudada e que fez muito bem o trabalho de casa, demonstrando um cuidado e atenção especial à opinião dos clientes, respondendo com um produto que incide precisamente num dos segmentos que maior crescimento e interesse tem suscitado ao longo destes últimos meses. As motos trail de media cilindrada têm registado um crescimento e procura exponenciais, e estas novas propostas com preços altamente competitivos e muito abaixo dos praticados pelas europeias ou japonesas têm-se mostrado uma aposta totalmente ganha, ao mesmo tempo que deixam bem claras as mudanças no mercado, onde os produtos provenientes da China ganham cada vez mais força e destaque nas tabelas de vendas.

Bonita e eficaz

É indiscutível que as linhas estão muito bem conseguidas e apelativas (é uma questão do gosto de cada um, mas para a maioria é esta a sua opinião), mas a boa surpresa chega-nos depois de rodarmos por uns bons 200 km aos seus comandos, onde nos foi possível ficar a conhecer melhor como tudo funciona. As suspensões KYB permitem-nos um ajuste quase total, pois o traseiro apenas oferece a possibilidade (mais que suficiente, diga-se de passagem) de afinar a pré-carga e extensão da mola, mas na frente os ajustes são completos, permitindo-nos alterar a extensão, compressão e pré-carga, tudo com 20 cliques.

Destaque ainda para o facto de na traseira, o link do amortecedor ter duas posições selecionáveis, permitindo assim com apenas a mudança de um parafuso alterar a altura do assento dos 800 mm para os 820 mm. Para aqueles que preferem ter mais altura, a CFMOTO tem disponível nos acessórios um assento mais alto e plano, que eleva a altura para os 870 mm.

A travagem é perfeitamente aceitável, com uma mordida inicial muito suave (sem dúvida uma vantagem em todo-o-terreno). O disco único na frente de 320 mm com pinça de dois pistões e o traseiro de 240 mm cumprem a sua função de uma forma muito eficiente e sem surpresas. Um grande interruptor instalado no guiador, permite-nos desactivar o ABS traseiro e o controlo de tracção em segundos, em movimento, se assim o desejarmos.

O depósito de combustível apresenta uma capacidade pouco comum para esta faixa de cilindrada, oferecendo-nos 17,5 litros, capazes de nos garantir uma autonomia para cerca de 300km. O para-brisas é facilmente ajustável com apenas uma mão, os retrovisores são rebatíveis e o painel de instrumentos TFT é de 5”, muito completo e com a possibilidade de emparelharmos os nossos smartphones.

As cores disponíveis são azul e cinzento e o comprador pode ainda optar, no acto da compra, se deseja a versão com para-lamas em baixo ou em cima (estilo mais estradista ou aventureiro), ou, em última análise, optar pelos dois e alterar conforme o seu gosto e/ou utilização.

Coração bondoso

O motor desta 450MT anuncia 31 kW (43 cv), o que coloca este modelo elegível para portadores de carta A2. Apesar deste motor apresentar um comportamento muito equilibrado, tanto em estrada com fora dela, o tacto inicial do acelerador é um pouco brusco, principalmente a baixas rotações. A negociar um obstáculo, a fazer um gancho em primeira em zonas mais sinuosas, este comportamento do motor exige mais atenção e uma utilização da embraiagem mais frequente. A posição de condução é muito boa tanto em estrada como em off road, mesmo quando rodamos de pé, fora de estrada. Para maior conforto, temos que ajustar o guiador numa posição intermédia, que seja confortável tanto em asfalto como fora dele. A mudanças de direcção em off road são muito precisas e quase nos esquecemos que estamos numa moto com este peso e este tamanho.

A CFMOTO 450MT provou ser uma moto realmente Muti-Touring conforme o seu nome indica e o prazer de condução tanto na estrada como fora dela é enorme. Este foi de facto um trabalho bem feito pelos engenheiros da CFMOTO, que nos permite desfrutar em pleno das aventuras dentro e fora de estrada sempre em total conforto, segurança, de forma divertida e económica. Já disponível nos concessionários.

TESTE COMPLETO NA EDIÇÃO DE JUNHO #99 DA REVISTA MOTOS
FICHA TÉCNICACFMOTO 450MT
MotorDois cilindros em linha, refrigerado por líquido
DistribuiçãoDOHC, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada449 cc
Potência máxima43 cv às 8500 rpm
Binário máximo42 Nm às 6500 rpm
Limitável a A2Sim
EmbraiagemDeslizante, multi-discos em banho de óleo
Caixa6 velocidades
FinalPor corrente
QuadroEstrutura tubular em aço
Suspensão DianteiraForquilha telescópica KYB Ø41 mm, ajustável, curso 200 mm
Suspensão TraseiraAmortecedor, ajustável, curso 200 mm
Travão DianteiroDisco de 320 mm, pinça de dois pistões, ABS
Travão TraseiroDisco 240 mm, pinça de pistão simples, ABS
Pneu Dianteiro90/90-21”
Pneu Traseiro140/70-18”
Altura do Assento800/820 mm
Comprimento2210 mm
Largura870 mm
Altura1430 mm
Distância entre Eixos1505 mm
Depósito17,5 litros
Peso (a seco)175 kg
CoresAzul e cinzento
Garantia3 anos
ImportadorCFPT – Veículos e Acessórios
Preço5990€ (sem despesas documentais)
Tags: 450MTCFMOTOdestaqueTrail

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