fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Categorias de cartas de condução para motos e scooters: Saiba qual escolher

Redação Por Redação
27 Setembro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Em Portugal, a condução de motos e scooters está regulamentada por diversas categorias de cartas de condução, cada uma com especificidades que definem o tipo de veículo que se pode conduzir. As categorias mais comuns são a AM, A1, A2 e A, sendo que cada uma exige idades mínimas e formações distintas, proporcionando diferentes graus de liberdade na escolha de motociclos.

A carta de condução AM permite conduzir ciclomotores e motociclos até 50cc e é acessível a partir dos 16 anos. Já a carta A1 permite conduzir motos e scooters até 125cc, sendo a opção mais procurada por quem deseja iniciar-se no mundo das duas rodas com veículos de maior cilindrada. Este tipo de carta é ideal para percursos urbanos e deslocações diárias, oferecendo uma alternativa eficiente e económica ao automóvel.

Para quem procura motos mais potentes, a carta A2 é a escolha indicada, permitindo conduzir motociclos com potência até 35kW. Esta categoria é a favorita de muitos jovens que querem usufruir da adrenalina das motos sem, no entanto, ultrapassar os limites de segurança recomendados. A carta A2 requer uma formação mais rigorosa, refletindo a responsabilidade acrescida de conduzir veículos de maior desempenho.

Por fim, a carta de condução A, a mais completa, oferece a liberdade de conduzir qualquer tipo de motociclo, sem restrições de potência. Esta é geralmente obtida após acumular experiência com cartas de categorias inferiores, representando o culminar de um percurso de formação e preparação para conduzir motos de grande cilindrada.

Para mais informações sobre os requisitos e categorias das cartas de condução para motos e scooters, consulte https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/service-support/cartas-de-conducao/.

Tags: destaqueYamaha

RELACIONADOS

Mítica Suzuki GSX-R 1000 está de regresso
Notícias

Mítica Suzuki GSX-R 1000 está de regresso

A Suzuki GSX-R1000R regressa à Europa após uma breve ausência, com um motor revisto, conformidade com a norma Euro5+,...

Por Redação
1 Agosto, 2025
Panigale V4 e V2 com acessórios Ducati Performance
Acessórios

Panigale V4 e V2 com acessórios Ducati Performance

A família Panigale representa a expressão máxima do ADN desportivo da Ducati. Quer sejam bicilíndricas como a Panigale V2...

Por Redação
1 Agosto, 2025
Athena quer impulsionar distribuição de produtos SKF na Ásia
Notícias

Athena quer impulsionar distribuição de produtos SKF na Ásia

A Athena anuncia o reforço das suas operações logísticas na fábrica de Hangzhou, com o objetivo de melhorar a...

Por Redação
31 Julho, 2025
Voge consolida-se nas naked de média cilindrada com a nova 625R
Notícias

Voge consolida-se nas naked de média cilindrada com a nova 625R

A nova Voge 625R representa um passo firme da marca no segmento das naked de média cilindrada. Um modelo...

Por Redação
1 Agosto, 2025
Próximo Post
Preço dos combustíveis: quase tudo na mesma!

Preço dos combustíveis: quase tudo na mesma!



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt