Na crónica anterior prometemos que também nesta semana voltaríamos a ter um motociclista muito conhecido e com uma estreita ligação ao mundo das motos e forte intervenção no campo político. Neste caso é tão estreita a ligação às motos que o próprio se assume como colecionador, tendo vários exemplares, com uma especial predileção pelas clássicas italianas, paixão essa que vai transmitindo aos filhos…
De seu nome completo António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues, mas conhecido pelos dois últimos apelidos, nasceu em Lisboa, a 3 de junho de 1956, tendo hoje a bonita idade de 68 anos.
Ao que consta, o interesse pelas duas rodas começou muito cedo e o facto de, aos 15 anos, ter recebido do pai uma Vespa 50S, que ainda hoje conserva e certamente vai deixar aos seus descendentes, só veio reforçar esse gosto. Aliás, ele próprio é um ativo participante dos Vespistas, tal como demonstrou no EuroVespa 2004, realizado em Portugal, quando era Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
O facto de ter formação superior em Engenharia, mais precisamente Civil, ainda veio reforçar o seu gosto por “sujar as mãos”, ou seja, as motos da sua coleção pessoal são, regra geral, recuperadas por si próprio. É caso para dizer que não deixa os seus créditos por mãos alheias ou então que gosta de sujar as mãos no óleo e não ficar apenas com os louros!
Veja também Miguel Tiago: político, geólogo, escritor, professor de artes marciais e motociclista