A edição de 2024 da Rampa Histórica Michelin, inserida no prestigiado Caramulo Motorfestival, está prestes a arrancar entre os dias 6 e 8 de setembro, e pretende ser um evento de referência, com um número recorde de participantes. Este ano, a prova, que teve a sua estreia em 1979, contará com uma impressionante diversidade de automóveis, repartidos entre as categorias Speedmasters e Chronomasters, o que reforça a sua importância no panorama do automobilismo histórico.
Entre as máquinas que farão as delícias dos entusiastas, destacam-se o Bizarrini 5300 GT e o Ford GT40, ambos de 1965, e o moderno McLaren 720 S de 2019. No entanto, o grande destaque vai para o Van Diemen RF81, o conhecido monolugar onde Ayrton Senna iniciou a sua carreira oficial em 1981, vencendo o campeonato da Fórmula Ford 1600. Este carro vai ser conduzido por Jean Alesi, ex-piloto da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, numa homenagem à história e ao legado do desporto motorizado.
No que diz respeito às motos, a edição de 2024 também não desiludirá, com exemplares históricos como a Yamaha TZ350G de 1980 e a Norton International 30M, uma moto pilotada por Jaime Campos, cuja presença promete cativar os fãs das duas rodas ao longo do evento. A Rampa Histórica Michelin, destinada a veículos clássicos, históricos e de competição, continua a impressionar com uma curadoria apurada, garantindo uma seleção de automóveis e motos que vai desde os modelos pré-guerra até aos supercarros e lendas de competição.
O evento também contará com carros emblemáticos vindos diretamente das pistas de competição, como o BMW 318i Super Touring, que foi pilotado por Steve Soper no Campeonato Britânico de Automóveis de Turismo em 1993. Além disso, o Lancia Delta HF Integrale, que competiu no Rali Vinho Madeira em 1992 com Claudia Peroni e Liliana Armand ao volante, e o BMW 635 CSI Grupo A de 1986, guiado por Manuel Fernandes, estarão em destaque, proporcionando um verdadeiro mergulho na história do automobilismo.
2024 é um ano de celebrações especiais, e isso será refletido na Rampa Histórica Michelin com a presença do Hispano-Suiza H6B de 1924, em comemoração dos 120 anos da marca espanhola. Outro destaque será o Mercedes-Benz 300 SL, que celebra 70 anos e abrirá as suas icónicas asas de gaivota em companhia de modelos exclusivos como o Pagani Huayra Codalunga, o Lamborghini Huracán STO, o Jaguar XJ220 e o Ferrari SF90 Stradale, num desfile de automóveis de luxo que marcará a edição deste ano.
O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo, em colaboração com o Automóvel Club de Portugal, e tem o apoio de várias marcas e instituições.
Para mais informações acerca do Caramulo Motofestival, visite www.motorfestival.pt