O Autódromo Internacional do Algarve acolheu a terceira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade, a poucos dias de receber novamente o Mundial de Superbike, de 9 a 11 de agosto. O evento decorreu num fim de semana marcado pela emoção e pelo tributo ao Eng. Paulo Pinheiro, fundador e CEO do circuito, recentemente falecido. Em sua memória, um minuto de silêncio foi observado por todos os pilotos antes das corridas de sábado e novamente no final do programa de domingo, permitindo aos comissários do AIA prestar a sua homenagem.
Os dois dias de competição foram marcados por momentos intensos de ação e disputas acirradas. Na classe Superbike, Ruben Macuá (Yamaha) e Ricardo Lopes (Honda) protagonizaram uma luta renhida, com Macuá a vencer por apenas 0,020s no sábado. Miguel Romão, o terceiro piloto de SBK, teve de abandonar devido a uma queda. Gonçalo Ribeiro (Yamaha) destacou-se nas Superstock 600, terminando em terceiro da geral, seguido por Rodrigo Valente e Pier Venturini, ambos em Yamaha R6.
No domingo, Ricardo Lopes conseguiu a vitória, assumindo a liderança do campeonato. Gonçalo Ribeiro, mantendo a invencibilidade na classe STK 600, e Rodrigo Valente completaram o top 3 da geral. A corrida, no entanto, foi interrompida na 11ª volta e finalizada com bandeira vermelha. Entre as Supersport 300, Dinis Borges saiu vencedor em todas as provas do fim de semana, superando Martim Jesus e Vasco Fonseca, que venceu nas PréMoto3.
A categoria PréMoto3 viu Vasco Fonseca vencer a geral no domingo, seguido por Dinis Borges e Martim Jesus, com os três a terminarem muito próximos. Rafaela Peixoto e Martim Lourenço completaram o top 5. Nas 85GP-Moto4 e MIR Moto5, Alexandre Cabá e Gonçalo Santos dominaram a 85GP-Moto4, enquanto Henrique Vicente destacou-se entre as Moto5.
Nas Naked Bikes, Frédéric Bottoglieri (Triumph Street Triple 675) venceu ambos os dias, seguido por Duarte Amaral (BMW S1000R) e Ricardo Almeida (BMW). A competição foi acirrada, com Bottoglieri e Amaral terminando separados por apenas 0,046s no domingo. Na Copa Dunlop Motoval, Alexandre Suati (Yamaha) dominou a classe 2, com Rafael Ribeiro (Yamaha) e Rui Palma (BMW) completando o pódio, enquanto Ricardo Rodrigues (Yamaha) venceu a classe 1 em ambas as provas.
O Campeonato Nacional de Velocidade regressa a 7 e 8 de setembro com a quarta ronda do ano no Circuito do Estoril III, prometendo mais um fim de semana emocionante com o evento paralelo ‘Paddock MotoFest’.
Para mais informações, visite www.fmp.pt.