No próximo fim de semana de 25 e 26 de outubro, com treinos privados agendados já para esta sexta-feira, chega ao fim a edição 2025 do Campeonato Nacional de Velocidade, com a quarta visita da época do Circuito do Estoril.
Com alguns títulos decididos desde a ronda anterior, faltam ainda atribuir os cetros de várias classes, num fim de semana em que a meteorologia instável também poderá ser decisiva em algumas destas lutas.
Na classe rainha, SBK, Sheridan Morais (Ducati) já é Campeão, com Ricardo Lopes (Honda) a caminho de assegurar o ‘vice’, uma vez que o seu companheiro de equipa na RL58 Racing School, Daniel Coelho, se encontra lesionado e não estará presente.
Já nas Superstock 600, Martim Jesus (Honda) é líder desde o início, mas conta com 22 pontos de avanço sobre Vítor Silva (Yamaha), pelo que nada está decidido.
Entre as Supersport 300 o Campeão já é conhecido, Vasco Camoesas (Kawasaki), mantendo-se ainda em aberto a luta pelo vice-campeonato entre Rodrigo Asensio e Martim Garcia, separados por 24 pontos. Também nas Pré-Motos já temos Campeão, Afonso Almeida (Honda), motivado pela sua recente seleção para a Red Bull Rookies Cup, enquanto Alexandre Cabá e Celestin Masy se encontram empatados no 2º posto da tabela.
Em Moto5, Tomás Santos conta com 31 pontos de avanço sobre Tomás Canarias, pelo que pode sagrar-se Campeão logo na corrida de sábado se ganhar pelo menos 6 pontos ao seu rival.
No Nacional de Naked Bikes 1, Luís Franco tem a vantagem pontual a seu favor, mas terá de estar atento a Ricardo Almeida (com menos 23 pontos), Luís Ferreira (a 28 pontos) e ao regressado Duarte Amaral (a 30 pontos), pois todos estes podem ainda ser campeões – e, se não conseguirem, vão discutir entre si o vice-campeonato, pois somente 7 pontos os separam. Na classe Naked Bikes 2, Frédèric Bottoglieri já é Campeão e Marcos Leal deveria assegurar o vice-campeonato sem problemas.
No Campeonato de Naked Bikes está ainda em jogo o troféu do vencedor à geral, que Bottoglieri lidera por pouco com a sua Triumph da classe NB2 sobre os restantes quatro candidatos, todos eles em motos da classe NB1.
Finalmente, na Copa Dunlop Motoval, Wagner Pederneira tem dominado a classe CDM1, com mais 34 pontos que Tiago Pires, e poderá celebrar já no sábado. Já classe CDM2, Ricardo Rodrigues tem de estar atento a Vasco Silva mas também a Dany Soares, vencedor das duas últimas corridas, eles que dispõe, respetivamente, de 28 e 41 pontos de atraso face ao líder, que também pode fechar a época com o nº1 no primeiro dia de corridas.
A entrada é gratuita para a bancada B e os bilhetes de paddock (10€ para os dois dias) podem ser adquiridos na bilheteira do MCE.
As corridas de domingo serão transmitidas em streaming no canal de YouTube FMPMotoTV – https://www.youtube.com/FMPMOTOTV
Horário das corridas
Sábado, 25 de outubro
14h15 – Moto4 + Moto5
15h00 – Supersport 300 + PréMoto3
15h45 – Naked Bikes
16h30 – SBK + STK600 + Copa Dunlop Motoval
Domingo, 26 de outubro
10h45 – Moto4 + Moto5
11h35 – Supersport 300 + PréMoto3
13h15 – Naked Bikes
14h00 – SBK + STK600 + Copa Dunlop Motoval




