Com a expetativa de que esta temporada seja bem mais concorrida e animada, pilotos e equipas foram ouvidos e várias das sugestões foram tidas em conta no desenho da época 2025 do Campeonato Nacional de Velocidade.
O calendário provisório do Campeonato Nacional de Velocidade para 2025 – que publicamos abaixo – já é conhecido e, estando ainda uma data das duas rondas Portimão por definir, na elaboração deste já se fez eco das sugestões recolhidas quando da reunião efetuada na FMP em novembro, com a presença de pilotos e equipas. Desta forma, teremos menos rondas, com mais dias, mas a terminarem mais cedo – serão cinco jornadas distribuídas pelo Circuito do Estoril (três provas) e Autódromo Internacional do Algarve (duas provas), a disputar entre abril e outubro, agora no formato de 1+2 dias, de acordo com as referidas sugestões.
Desta forma, antes de cada ronda (fim de semana de corridas), as sextas-feiras serão dedicadas aos treinos livres (TL), ficando o sábado dedicado aos treinos cronometrados/qualificações e às primeiras corridas, com as segundas corridas a realizarem-se ao domingo, após curtas sessões de warm-up no início da manhã para todos poderem regressar mais cedo às suas casas.
Os TL de sexta-feira serão considerados treinos oficiais e dedicados aos participantes do fim de semana, ou seja, aos pilotos federados e inscritos no CNV. Estes treinos terão cinco sessões em pista ao competitivo preço base de 165 euros.
As Classes e Troféus admitidos no CNV serão, no essencial, os já conhecidos da época passada (exceção feita à nova classe NB3 no CNV Naked Bikes e ao terminar do Troféu Luís Carreira), e serão agrupados da seguinte forma no desenho dos horários tipo que indicamos em seguida:
Outra das novidades para a época 2025, também em linha com as sugestões feitas, assenta na aceitação de todas as motos de estrada, desde que fabricadas depois de 1994. Desta forma, todos poderão participar mesmo que a sua moto não seja recente, tal como acontecia já de alguma forma, na anterior Taça Luís Carreira (vulgo TLC), que teve a sua primeira época em 2013 e que agora termina. No entanto, as motos não enquadráveis nas classes do CNV só serão aceites na Copa Dunlop Motoval (CDM), numa ou noutra classe deste troféu, e desde que estejam conformes com as ETGM (Especificações Técnicas Gerais e Comuns a Todas as Motos).
Continuará, naturalmente, a ser obrigatório para todos os participantes, independentemente da classe ou troféu em que participam, obter um tempo de Qualificação até aos 115% do melhor tempo das motos com que partilham a pista na Qualificação e nas Corridas.
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