Com organização a cargo da A.C. Moto Galos de Barcelos, começou ontem, domingo 25 de maio, a nova temporada do Campeonato Nacional de Trial, disputada nos terrenos circundantes ao belíssimo Santuário de Nossa Senhora do Facho, na freguesia de Oliveira, Barcelos.
A prova foi desenhada em terreno maioritariamente granítico, com grandes e redondas pedras bem ao jeito do Trial e um percurso de ligação do agrado de todos os pilotos, contando com zonas de dificuldade média/baixa.

Num dia primaveril e com temperaturas agradáveis, foi muito o público que se deslocou às zonas em redor do Santuário, embora, em contraste, a adesão dos pilotos não tenha sido significativa nesta primeira prova do campeonato. De facto, apenas 25 pilotos estiveram presentes, divididos pelas sete classes em competição (TR1 Elite, TR2, TR3, TR4, Iniciados, Infantis e Hobby).
Leia também: Época de Trial começa em Barcelos
Existiam nove zonas pontuáveis em cada uma das três voltas para as classes TR4, TR3, TR2 e TR1- Elite, com cinco zonas em cada uma das quatro voltas das classes Infantis e Iniciados (este ano com uma paragem obrigatória de 30 minutos entre o final da segunda volta e o início da terceira).

Nota positiva para os novos jovens pilotos da Escola de Trial da FMP, que venceram (na primeira corrida de Trial das suas vidas) as classes Infantis e Iniciados, respetivamente Raúl Queirós e António Pereira. Nas restantes classes, vitórias para Henrique Ferreira em TR4, Filipe Sá em TR3, João Silva em TR2 e Diogo Vieira em TR1 – Elite, ele que tinha pela frente Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves.
A próxima prova do Campeonato Nacional de Trial está agendada para 22 de junho em Santiago da Guarda, Ansião.