É já neste fim de semana de 7 e 8 de dezembro que chegam ao fim as edições 2024 do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, com a Escuderia Castelo Branco a levar a cabo a prova dos ‘Minis’ no sábado e a de Enduro Sprint no domingo, com o centro nevrálgico desta dupla ronda instalado no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco.
Com previsão de bom tempo para a região mas algum frio, esperando-se máxima de 17º para sábado mas descendo para 13º no domingo e com temperaturas mínimas a aproximarem-se de 0º, o ‘5º Mini Enduro de Castelo Branco’, que inclui os Troféus de Clássicas de Enduro, tem a partida dos primeiros pilotos marcada para as 12h00, para um percurso de cerca de duas dezenas de quilómetros (incluindo duas especiais) a cumprir por cinco vezes para as classes Juniores e Juvenis e por três ou quatro, consoante decisão do júri da prova, para os Iniciados, Clássicas e Promo Senhoras.
No domingo teremos a ronda final do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, uma prova que será a primeira do ano em formato ‘closed course’, um figurino que esteve previsto também para a abertura da época mas foi alterado devido às condições meteorológicas. Isto significa que manhã vai desenrolar-se num formato normal de percurso de enduro e duas especiais por cada volta de 22,5 km, e, à tarde, com a realização de uma resistência, ou ‘Endurance Test’, de hora e meia de duração (uma hora para a classe Hobby), que irá decorrer na mais longa das especiais usadas de manhã, com pouco mais de uma dezena de quilómetros. As secções da manhã, com partida às 10h00, e da tarde, a partir das 15h00, terão pontuações individuais para o campeonato, não existindo uma classificação geral.
Com todos os campeonatos e troféus de Enduro Sprint por decidir, especialmente se tivermos em conta que se trata de um dia com duas atribuições de pontos distintas, Luís Oliveira lidera na Elite com uma vantagem de 13 pontos sobre Rúben Ferreira, Tomás Rodrigues comanda a classe Verdes 1 com mais 9 pontos que Luís Pinto Jr. e Luís Cardoso está invicto na Verdes 2, dispondo de uma confortável margem de 31 pontos sobre o seu perseguidor imediato, Albano Mouta Jr. mas, com 40 pontos ainda em jogo, ‘Likas’ Cardoso não está ainda a salvo de um azar.
Na classe de Veteranos, José Silva lidera com mais 9 pontos que Carlos Pedrosa, e, em Super Veteranos, Albano Mouta está na frente com mais 18 pontos que Diogo Salema. No Campeonato de Senhoras, Joana Gonçalves discute o título com Rita Vieira e dispõe de 11 pontos de vantagem, enquanto, na Promoção, o líder Luís Brandão Rodrigues conta com 9 pontos mais que o segundo colocado, Lucas Cêpa.
Preço dos combustíveis: não culpem o mensageiro pelas más notícias
A semana passada não foi muito amiga no que ao preço dos combustíveis diz respeito, mas a semana que...