Depois de anunciar que vai dar nova vida à Buell, o empresário Bill Melvin, o novo CEO da marcaa americana, já tem planos concretos para o futuro da empresa, começando com dois novos modelos que serão conhecidos no Daytona Bike Week: a Super Touring ST 1190 e a Baja DR 1190.
A Buell Motorcycle Company fechou portas em outubro de 2009. Apesar disso, Erik Buell, antigo engenheiro da Harley-Davidson que quis fundar uma marca própria com grande sucesso no início, continuou com os ideais da organização noutro projeto, criando a Erik Buell Racing (EBR).
Essa startup teve vida curta, criando apenas dois modelos para o mercado em espaço de cinco anos. Completamente desvinculada da Harley-Davidson, que chegou a ter 49% da Buell Motorcycle, a EBR naufragou no mercado e nas pistas em pouco tempo. É aqui que entra em cena um novo e importante player.
Surgiu então a Liquid Asset Partners (LAP), que faz os seus negócios comprando ativos de empresas falidas. Mas, para Bill Melvin (o CEO da LAP), as marcas Buell e EBR não eram negócios como outros quaisquer. Quando surgiu a oportunidade de comprar o nome Buell à Harley-Davidson, a LAP não hesitou. As duas empresas de motos de Erik Buell acabariam por se fundir sob o mesmo teto, e a Buell Motorcycles renasceu.
Agora em março, a nova SuperTouring 1190 e a nova Baja DR (Dune Racer) estarão presentes no famoso Bike Week de Daytona. Ambas querem ser as motos mais rápidas do seu segmento, reforçando o plano da Buell em lançar 10 novos modelos até 2024. Os modelos Dirt, dual-sport, touring e cruiser já foram nomeados. Numa primeira fase, os motores andarão à volta da conhecida arquitetura V2 com o motor 1.190 cm³, de 185 CV da EBR 1190, mas o construtor quer expandir sua gama para incluir motores de média e pequena cilindrada.