Depois de ter subido ao pódio no Rally Dakar 2024, ao conquistar o segundo lugar entre os rookies, Bruno Santos, vai regressar à Arábia Saudita para disputar a 47ª edição do mais importante rali a nível mundial, abraçando este ano o projeto “Da Terra para o Mundo”.
Contando com o especial apoio das Frutas Patrícia Pilar, Main Sponsor do projeto do Rally Dakar 2025, Bruno Santos irá enfrentar aos comandos de robusta Husqvarna 450 Rally, a exigente odisseia de duas semanas de competição, com uma mensagem que associa o piloto de Torres Vedras a uma prova de projeção mundial e que reúne os grandes nomes do todo-terreno internacional. A 47ª edição promete ser uma das mais duras desde 2020, altura em que a prova rainha passou a disputar-se na Arábia Saudita.
“Esta foi uma época muito positiva para mim e para todos os que têm estado comigo. Desde o Dakar que o trabalho tem sido muito e muito exigente para chegarmos até aqui. A estreia que foi muito positiva deixou uma grande vontade de continuar. Este é o grande desafio para o qual me fui preparando ao longo de todo o ano. Esta é a prova, a grande prova, a rainha da modalidade e é com enorme emoção e orgulho que vou estar uma vez mais à partida. A mota embarcou no final de novembro e eu sigo viagem daqui a poucos dias. Estes tempos que antecedem a ida são de uma azáfama enorme. Não paro um segundo. No Rali as etapas vão ser muito exigentes. Temos logo ao início a etapa crono 48H quase colada à etapa maratona. Estou muito feliz, motivado e focado para o que aí vem”, salienta Bruno santos, piloto apoiado pela Momento TT que em 2024, para além do 2º lugar entre os rookies, conquistou ainda um lugar no Top 20 do Ranking Rally 2 e Top 30 absoluto.
De notar que ao Rali Dakar 2024 seguiu-se uma temporada de sucesso marcada por diversos pódios entre os quais o conquistado na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo e uma vitória na Baja Extremadura, competição pontuável para a FIM Bajas World Cup.
O Rally Dakar 2025 disputa-se de 3 e 17 de janeiro. O percurso de quase 8.000 quilómetros – inclui mais de 5.000 em especiais – de Bisha a Shubaytah, a compreender um prólogo e 12 etapas. São 14 dias da mais pura adrenalina, incluindo a etapa crono 48H. Esta, adiantada para a primeira parte da corrida, conduzirá quase diretamente à etapa maratona, que começará a moldar o resultado da competição. O dia de descanso será a 10 de janeiro, em Hail e terá lugar entre a 5ª e a 6ª etapa. Na segunda semana, Shubaytah brilhará ao longe como um farol aguardando os participantes que conseguirem domar as dunas do Empty Quarter. O pódio será em Shubaytah, no dia 17 de janeiro.