Evolução constante
A Bridgestone acabou de lançar um novo produto dedicado às motos super-desportivas. O S21 é um pneu de estrada – mas que pode ser usado sem qualquer problema em circuito – e para o fabricante é o novo topo de gama num segmento onde já marcava presença com o BT-016 Pro e o S20. As sensações obtidas no Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi, foram muito positivas!
POR Fernando Neto • Fotos Bridgestone
Não só as motos evoluem de ano para ano. Felizmente também os pneus têm acompanhado estas melhorias de rendimento, e o melhor é que o têm conseguido fazer de duas formas que normalmente são antagónicas: através de uma melhor aderência e maior longevidade. É o caso deste novo S21.
Caraterísticas
O S21 adapta-se a qualquer moto desportiva e teve no seu desenvolvimento toda a experiência da marca no MotoGP. Pretende oferecer estabilidade, maneabilidade e aderência, à seco ou no molhado, sem comprometer um índice de quilometragem que a Bridgestone pretendia que fosse referencial num pneu desportivo. É o primeiro pneu de estrada testado com a Ultimate Eye Technology, que simula em condições “indoor” tudo aquilo que um pneu suporta durante toda a sua vida útil, e isso terá sido decisivo para as prestações alcançadas.
Tanto na dianteira como na traseira apresenta um novo composto, para uma maior aderência em elevados ângulos de inclinação, e se à frente temos 3 camadas diferentes (3LC), atrás são 5, simbolizando uma central para estabilidade e durabilidade, duas intermédias para uma elevada tração e mais duas nas extremidades para uma aderência máxima. No desenho exterior possui menos rasgos, para uma maior tração e quilometragem, e o perfil dianteiro é ligeiramente mais agressivo para uma maior aderência no limite. Atrás, com a construção de cintas otimizadas e com o reposicionamento dos rasgos, existe uma redução em 30% do “slip area”, ou seja do patinar do pneu. E ao patinar menos, vai desgastar-se também menos e assegurar uma maior rapidez em pista.
Com as melhorias, e mantendo a mesma prestação no molhado, a marca assegura que em pista os tempos por volta baixaram em média 2s, mas mais impressionante ainda, refere um aumento de quilometragem a rondar os 36%!
Em pista
A Bridgestone escolheu a fantástica pista de Yas Marina, em Abu Dhabi, para a apresentação internacional do S21, a qual decorreu durante a noite e com temperaturas agradáveis. Tivemos a oportunidade de realizar cinco turnos diferentes, de 20 minutos cada, em motos tão diferentes como a Triumph Daytona 675R, Suzuki GSX-R 1000, Yamaha R1M, BMW S1000RR e Kawasaki ZX-10R, e em qualquer dos modelos as sensações foram as melhores. Usámos apenas pressões ligeiramente mais baixas por estarmos em circuito, mas no fundo quase que nos podíamos esquecer que estávamos a usar pneus de estrada (a Bridgestone possui pneus para “track-day” e para competição específicos na sua gama), perante um à vontade tão elevado em qualquer situação. É um pneu que agarra muito bem, estável e sempre linear na inserção e saída de curva, dando bom feedback e não negando inclinações elevadas. Quando se abusa, avisa com um escorregar suave e progressivo e, além de não apresentar uma carcaça demasiado rígida, mantém ainda as suas prestações ao longo de várias voltas sem perder performance. Após algumas dezenas de voltas o desgaste dos S21 não era demasiado elevado, pelo que também aqui promete ser uma grande melhoria para os seus antecessores.
Por tudo isto, pareceu-nos que o S21 tem tudo para ser um excelente pneu na estrada mas que não nega de forma alguma as idas à pista. Para o utilizador iniciado / médio, poderá ser mesmo uma excelente opção para uma iniciação aos circuitos, devido ao seu rápido aquecimento e facilidade de uso, mais do que os exigentes pneus de competição, construídos para quem consegue realmente tirar partido dos mesmos.