O preparador alemão Brabus juntou-se à KTM para criar aquilo que chama e naked de “luxo”. Equipada com um motor de 1301 cc V-twin que debita 180 CV às 8000 rpm, o preparador refere que vai produzir apenas 290 unidades desta moto.

Feita com base na KTM 1290 Super Duke R EVO, a relação entre as duas empresas teve início no ano passado com uma evolução da mesma moto. Para 2023, a Brabus faz mais algumas alterações no aspeto da moto, para a tornar ainda mais subtil.
É apenas a segunda vez que a Brabus trabalhou num moto. Esta 1300 R Edition 23 é proposta em duas cores especiais, Superblack e Stealthy Gray, e conta com um cardápio de detalhes em carbono. Desde a máscara do farol até à zona atrás do banco, tudo é feito em fibra de carbono.

Tal como os automóveis, a moto passa a contar com as jantes Monoblock Z forjadas que são acabadas em Platinum Black. Isto contribui para o aspeto mais escuro da moto e as jantes acabam por ser mais apelativas que as de série. O banco foi trabalhado e passa a ostentar o padrão Brabus e pode ser aquecido.

A suspensão semi-ativa é a mais recente da WP APEX e ajuda no equilíbrio de uma condução confortável com a mais dinâmica, dependendo da situação. Estão disponíveis cinco modos de condução, Comfort, Street Sport, Track e Advanced. Ha ainda o Auto, que gere toda a parte dinâmica da moto.
Limitada a 290 unidades, sendo que 145 são pretas e as outras 145 cinzentas, esta moto será comercializada apenas em mercados específicos. Custa, na Alemanha, 42 500 euros.
