O bp Ultimate Adventure Team está de regresso às competições nacionais de Todo-o-Terreno, desta feita participando na Baja TT Escuderia Castelo Branco, a segunda etapa da temporada de 2025 que se disputa entre os dias 21 e 23 de março nas belas pistas do distrito de Castelo Branco.
Para esta jornada a equipa vai contar com o conjunto dos cinco pilotos distribuídos nas várias categorias, a saber: o campeão nacional Martim Ventura e o campeão europeu David Megre nas motos, Miguel Barbosa que, aos comandos de um Taurus, competirá na categoria Challenger, Lourenço Rosa nos SSV e Luís Portela Morais que, também compete num SSV, disputa o Troféu Polaris.
A Baja TT Escuderia Castelo Branco, organizada pela Escuderia de Castelo Branco, é uma das provas mais desafiantes do calendário e é um verdadeiro teste à capacidade dos pilotos e à resistência das máquinas. O bp Ultimate Adventure Team aposta na grande determinação e espírito competitivo dos seus pilotos para lutar pela conquista dos melhores resultados.
Campeão Nacional e vencedor da prova de abertura da temporada, Martim Ventura regressa às competições nacionais, depois da estreia em provas de deserto que teve lugar no Abu Dhabi Desert Challenge onde assegurou o acesso a participar no Dakar Rally 2026.
“Estou de regresso às provas do CNTT para participar na Baja Castelo Branco. Vamos voltar a uma zona onde sempre me diverti muito a andar de moto. É bom variar os locais das corridas e voltar à zona de Castelo Branco é muito bom para tornar o Campeonato mais completo. Estou muito contente por estar na liderança do Campeonato. Vou também participar na Taça do Mundo FIM. Esta prova é muito importante e quero alcançar a vitória.
Vou entrar com cautela, como faço sempre. Vou perceber o terreno pois a chuva é capaz de interferir no ritmo e performance de todos nós. Mas, vai ser igual para todos. Acima de tudo estou muito contente por me voltar a reunir com os pilotos do bp Ultimate Adventiure Team. Dou já os meus parabéns à Escuderia de Castelo Branco porque conseguiu organizar dois troços grandes distintos e acho que é muito importante para termos uma corrida variada”, referiu o mais jovem membro do bp Ultimate Adventure Team.
Depois do excelente desempenho na Baja Montes Alentejanos Miguel Barbosa volta a competir na exigente categoria Challenger, aos comandos de um Taurus T3.
“Vamos marcar presença na segunda ronda do Campeonato no intuito de lutar pela vitória na categoria Challenger e continuar a fazer quilómetros e ganhar ritmo competitivo. Fizemos algumas pequenas melhorias no nosso Taurus e que queremos experimentar e esse vai ser o mote para esta prova”, salientou o oito vezes campeão nacional de todo-o-terreno.
O Campeão Europeu David Megre regressa aos comandos de uma KTM com o objetivo de alcançar uma boa classificação tanto para o campeonato da Europa como no evento nacional.
“Vai ser uma Baja difícil principalmente devido às condições meteorológicas. Vamos ter uma etapa com alguma serra o que vai tornar tudo ainda mais complicado. Ainda assim fiz uma boa preparação para esta prova. No fim-de-semana passado fui a uma etapa do campeonato Nacional de Enduro, uma corrida muito exigente e preparei-me bem fisicamente. Estou de volta à KTM com uma nova mota e vou dar o meu melhor para obter um bom resultado tanto a nível nacional como europeu” referiu David Megre que é também vice-campeão do mundo de bajas.
Lourenço Rosa e Luís Portela Morais vão disputar a competição SSV do CNTT onde são pilotos com argumentos para lutarem pela vitória numa disciplina extremamente competitiva. Para o consagrado Luís Portela Morais o desafio estende-se ainda à luta pela vitória no Troféu Polaris onde terá como adversários alguns dos melhores pilotos nacionais.
A Baja TT Escuderia Castelo Branco é disputada sob a égide da FMP e da FPAK sendo ainda pontuável para a FIM Bajas World Cup e para o Baja European Championship. Realiza-se entre 21 e 23 de março nas pistas do distrito de Castelo Branco nos concelhos de Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova e Oleiros. Compreende um Prólogo com 9,27 km e dois setores seletivos um com 188 km e outro com 169 Km, num total de 366,27 quilómetros disputados ao cronometro.
