O que é o Bosch Mitigation Research? Não se trata de nenhum controlo de tração ou algo parecido.
Atualmente, as motos de alta gama estão equipadas com sistemas que evitam praticamente que o piloto cai em qualquer situação. O ABS impede a mota de deslizar de frente quando se trava mais forte sobre uma superfície deslizante.
Mas, as quadas acontecem sempre e para tentar evitá-las na totalidade, a Bosch inventou o Sliding Mitigation e para saber como funciona, explicamos-lhe o que sucede numa curva: quando uma moto entra em curva a certa velocidade a sua inércia tende levá-la para fora da curva.
Esta força chama-se centrífuga e equilibra-se com a força provocada pelo rolar dos pneus no asfalto, na chamada força centrípeta. Quando algum elemento deslizante anula a aderência, os pneus tendem a sair para fora, motivando a queda da moto.
A Bosch idealizou um sistema de retropopulsão, semelhante às que utilizam os autronautas para se movimentarem no espaço com o lançamento de uma bomba de gás a alta pressão para deslizar, criando artificialmente a força centripeta necessária para contra balançar a centrífuga que faz com que a moto resvale.
O sistema carrega-se de gás e funciona de forma parecida a um airbag, “rebentando” em milésimos de segundo quando os sensores detetam que a moto está a resvalar. O objetivo é curioso e depois de ver o vídoe que se segue, perceberá que funciona…