BMW R 1250 GS 40 ANIVERSARIO 2020
Há três anos celebrou-se os 40º aniversário do lançamento de um dos modelos de referência na história da moto em geral e da BMW Motorrad em particular: a R 80 GS. A “ponta de lança” da família trail alemã celebrou a efeméride com o lançamento de duas versões especiais decoradas com as cores do final dos anos oitenta, alguns retoques no design, eletrónica melhorada e novos conjuntos de equipamento opcional. Foi no salão de Colónia em 1980 que a viram nascer e desde então, afirmou-se como a rainha absoluta do segmento maxitrail: os números de matrículas não deixam margem para dúvida! Design, tecnologia e prestações num modelo evoluído ininterruptamente ao longo de sete gerações diferentes. E porque a BMW GS é um autêntico ícone entre as trail, havia melhor forma de a homenagear do que através da criação de uma versão especial comemorativa, aproveitando para atualizar as versões base?
A GS “grande” foi crescendo paulatinamente com o passar dos anos, desde os 800 cc iniciais, passando pelos 1000 cc (1987), 1100 (1993, 4 válvulas por cilindro pela primeira vez), 1150 (1999), 1200 (2005, a última com refrigeração por ar e 2013 já por líquido) e os 1250 cc atuais, renovada no ano passado. Atualmente, a família GS é composta por 6 modelos (G310GS, F750GS, F850GS, F850GS Adventure, R1250GS e R1250GS Adventure), um escalonamento ideal para cobrir todas as necessidades (trail de iniciação, trail média cilindrada, A2 e maxi trail) com foco mais ou menos asfáltico e numerosas possibilidades de personalização.
A R 1250 GS de 2021 inclui de série duplo modo de condução (Rain com 100 cv, Road), motor de dois cilindros boxer com distribuição variável de 1254 cc (136 cv às 7750 rpm e 143 Nm às 6250 rpm), instrumentos TFT com ecrã de 6,5” e conectividade. O assistente de arranque em inclinação (HiSC), incluído de série, assim como o controlo de travão dinâmico (DBC) também não faltam. Três novidades importantes passam pela adoção do controlo de tração ativo DTC, ABS Integral Pro e modo de condução ECO para poupar combustível, tudo isto equipamento de série.
BMW R 1250 GS TROPHY COMPETITION 2022
A R 1250 GS é só por si uma máquina capaz de enfrentar qualquer desafio que lhe proponhas. E se a isso juntarmos a preparação especial como a que dá vida à edição Trophy Competition que aqui te mostramos, então torna-se na moto quase perfeita. Apenas foram fabricadas 126 unidades o ano passado, todas elas destinadas aos pilotos participantes no Troféu Internacional BMW Motorrad GS 2022 disputado na Albânia.
Este país do Este da Europa é considerado por muitos amantes do off road como uma das jóias a nível continental para a prática do off road e enduro, graças às suas montanhas escarpadas, extensos vales, rios selvagens, bosques densos e uma costa fantástica. Se na edição anterior se optou por usar a sua irmã mais pequena, a BMW F 850 GS, para este ano a marca bávara escolheu a “menina bonita” da casa. Além disso, doto-a de uma série de melhorias com as quais a tornou ainda mais eficiente, polivalente e resistente perante os desafios que possam surgir ao longo dos sete dias que dura esta prova. Além de contar com o eterno motor boxer “flat-twin”, esta edição da GS vinha equipada com alguns extras ideais para responder ao desafio. Entre outros, destaque para o exclusivo acabamento da pintura bicolor em Lightwhite / Gravityblue metalizado mate em combinação com os gráficos GS Trophy, desenhados em específico para esta versão. Também contava com uma robusta proteção de motor de enduro, fabricada em alumínio, uma proteção de farol, cabeças de motor particularmente bem protegidas contra danos e um painel TFT protegido contra danos em caso de queda e contra o impacto das pedras.
Por outro lado, os pousa-pés de enduro, especialmente robustos da R 1250 GS Adventure e os pedais de travão e das mudanças ajustáveis estavam igualmente em consonância com a utilização off road que esperava estas motos. Os pneus Metzeler Karoo 4 vestem as jantes de raios cruzados, substituindo os pneus Karoo 3 de série, para garantir a melhor tração possível nos terrenos mais difíceis. O para brisas desportivo, o assento rallye e o silenciador traseiro Akrapovic completavam o equipamento do modelo destinado à competição. Por último, cada unidade dispunha de uma bolsa “Small Tank Bag Adventure Collection” com 5 litros de capacidade; uma opção prática para guardar todo o tipo de utensílios e algo para comer ou beber ao longo do caminho. Graças aos fechos e pontos para fixação, pode ser também utilizada como bolsa traseira na R 1250 GS Trophy Competition.
Uma bolsa interior impermeável, fechos bidirecionais estanques à água e diversos compartimentos no compartimento principal, um bolso com fecho na tampa e uma abertura para o cabo de carga no interior, são outros pormenores úteis da bolsa para o depósito “Small Adventure”.
BMW R 1250 GS ULTIMATE EDITION 2023
A R 1250 GS Ultimate Edition é uma edição especial que fica marcada por uma série de qualidades que servem para prestar homenagem à derradeira geração 1250. Herda o estilo e a decoração Triple Black e conta com pormenores únicos graças aos pacotes incluídos na sua configuração de série. Entre eles encontramos o Pacote estético Shadow I/II (componentes maquinados e acabamentos com tratamentos exclusivos), pacote Dynamic (que ajuda a enfatizar as qualidades desportivas da moto tanto em estrada como em off road, além de apresentar diversas melhorias de segurança, onde se incluem as suspensões eletrónicas ESA, modos de condução Pro e quick shift Pro), pacote Touring (pensado para enfrentar as viagens com grande conforto, comodidade e diversão; inclui cruise control e está preparada para instalação do sistema de navegação, proteções de mãos e suportes das malas), pacote Comfort (pensado para o conforto dos dois ocupantes da GS; inclui chave inteligente, punhos aquecidos e escape cromado) e Pacote Lights (para aumentar a visibilidade; adiciona a Headlight Pro com luz diurna, luz adaptável às curvas e luz “cruising” na frente, além dos piscas multifuncionais traseiros).
Mas a R 1250 GS Ultimate Edition oferece muito mais graças aos acessórios e umas opções estetico-funcionais especificas que a dotam de um caracter muito próprio. Para começar, apresenta-se com um para brisas escuro que acentua a vocação desportiva; tem as mesmas dimensões que a versão base e tem um revestimento resistente aos riscos em toda a moto. Também monta barras de proteção do motor, ideais para proteger em caso de queda ou do impacto das pedras. Esta versão inclui jantes de raios cruzados pretos, mais adequadas à condução fora de estrada e com uma estética típica trail, integrando-se perfeitamente no aspecto geral. O escape Akrapovic fabricado totalmente em titânio com tampa em carbono, monta db-killer que o torna homologado para a via pública.
A personalização da R 1250 GS Ultimate Edition foi levada ao mais alto nível graças ao Kit Ultimate que oferece acabamentos elegantes e exclusivos que não se pode replicar noutros modelos. Como boa BMW que é, permite ainda melhorar o equipamento que tem instalado, graças ao enorme leque de acessórios disponíveis, como, por exemplo, malas laterais ou top case traseira.
BMW R 1200 GS ADVENTURE LEGO TECHNIC 2016
É a primeira vez que uma marca de motos colabora com a gigante LEGO para a produção de um dos seus modelos reais e a moto eleita para o efeito foi a BMW R 1200 GS Adventure, passando assim a figurar dentro da família LEGO Technic. Um conjunto de 603 peças, com dimensões finais de 330x100x180 mm (CxLxA), reproduzindo fielmente todos os pormenores característicos desta icónica trail: desde o guiador móvel ao para brisas ajustável, passando pelo motor de dois cilindros boxer (cujos pistões se movem ao mover a moto), a suspensão dianteira Telelever ou as jantes de raios com pneus de tacos. Além disso, a R 1200 GS Advenure aproveita a celebração dos 40 anos da LEGO Technic pelo que o kit também permite optar, consoante o gosto de cada cliente, por construir um exclusivo protótipo desenvolvido em colaboração com os designers da BMW em vez do modelo matriculável.