A BMW Motorrad desvendou a nova R18 no Concorso d´Eleganza Villa d´Este. Apelidada de “moto no seu estado natural”, o concept foi desenhado por Bart Janssen Groesbeek e mostra um pouco do passado das motos.
Como resultado, a moto está praticamente desprovida de tampas e isso permite que os componentes brilhem. A R18 tem ainda uma estrutura de berço preto, um depósito de combustível em forma de gota e um eixo universal exposto.
O coração desta moto é um motor 1800 cc de dois cilindros boxer que a empresa diz ser uma reedição dos motores flat da BMW Motorrad que foram construído nos anos 60, mas com maior capacidade e uma refrigeração de ar/óleo mais moderna.
A BMW não falou em especificações, mas afirmou que o motor e a transmissão são feito em alumínio que se mistura com outros elementos em alumínio polido tais como a cobertura das válvulas por exemplo. O motor foi equipado com dois carburadores Solex que são semelhantes aos que eram utilizados no BMW 2002.
Outras caraterísticas desta moto incluem um banco em pele preta e um farol em LED com uma cobertura em forma de U para uma imagem “old school”. Os designers instalaram jantes de 18 e de 21″ envolvidas por pneus Metzeler. Mantendo-nos no tema retro, a moto tem pouca eletrónica a não ser o sistema de arranque e os faróis.
Esta R18 é uma visão emocional e autêntica de uma cruiser da BMW Motorrad e um concept que mostra o passado da marca alemã.