Quem, nestes dias, tiver tido oportunidade de acompanhar de perto o MotoGP de Portugal certamente que não ficou desiludido, mais ainda se tiver sido dos sortudos que teve a possibilidade de dar uma volta de moto ao circuito como guarda de honra ao “nosso” Miguel de Oliveira.
Neste fim de semana houve de tudo: muita chuva, sobretudo na sexta, bastante vento, prova interrompida e com bandeira vermelha… resumindo, foram dias de grande emoção, com especial destaque para domingo.
Na categoria Moto 3 tivemos uma prova imprópria para cardíacos em que vários pilotos andaram sempre no jogo do gato e do rato com várias trocas de posições ao longo de toda a prova. No final a vitória acabou por sorrir a Garcia, mas a vantagem para Masia foi incrivelmente curta: apenas 69 milésimas de segundo!
Já na categoria Moto 2 a vitória não fugiu ao norte-americano Joe Roberts, mas foi uma prova atribulada, sobretudo por causa da queda de Canet, quando liderava, arrastando consigo Beaubier e Ogura.
Esta vitória teve para o jovem um sabor especial porque, afinal de contas, é bastante Português, ou seja, reside a maior parte do tempo no Algarve, mais concretamente em Aljezur!
Por fim, na categoria rainha Miguel Oliveira acabou por partir da 4.ª linha em 11.º lugar, mas sempre com o objetivo de dar a maior alegria possível ao muito público fazendo uma corrida “de trás para a frente”.
Talvez que se tivesse chovido no domingo o desfecho pudesse ser outro, mas cortar a meta em 5º lugar é um excelente resultado e significou amealhar mais pontos para a conta pessoal. Ainda há muito campeonato pela frente e está tudo em aberto.
Quartaro, acabou por vencer a prova, bater o record do melhor tempo na mesma e representar o quarto vencedor distinto em 5 provas (e a quarta marca diferente) numa prova muito dura em que Miguel Oliveira acabou por ser beneficiado com a colisão de Miller com Mir.
A próxima prova é já no dia 1 de maio, em Espanha, mais concretamente no Circuito Angel Nieto e é de prever que muitos portugueses aproveitem a oportunidade para dar um salto até Jerez…