A Bajaj Auto, gigante indiano no setor dos motociclos, anunciou oficialmente a entrada na Península Ibérica, iniciando operações em parceria com o Grupo espanhol UMA. A chegada desta marca icónica, com presença em mais de 100 países e um histórico de inovação no setor das duas rodas, marca um passo significativo para o mercado de motociclos em Espanha e Portugal. O Grupo UMA, assume a rede de distribuição, apostando numa expansão estruturada que procura responder à crescente procura por motociclos na região ibérica.
Fundada em 1945 por Jamnalal Bajaj, a Bajaj evoluiu de uma empresa local para se tornar o terceiro maior grupo empresarial da Índia, com quatro fábricas operacionais na Índia e uma recente unidade no Brasil. Com cerca de 10.000 funcionários a nível global, a Bajaj Auto tem parcerias de prestígio com marcas como KTM, Husqvarna e Triumph, acumulando até hoje mais de 21 milhões de unidades vendidas no mercado mundial. Este legado de quase 80 anos é agora alavancado para consolidar a sua presença em território ibérico.
Para o lançamento na Península Ibérica, a Bajaj aposta em dois modelos: a Bajaj Dominar 400, destinada a utilizadores da carta A2 e com vocação desportiva e de turismo, e aPulsar NS 125, uma naked atrativa para jovens condutores com carta B. Estes modelos, que já somam 1,5 milhões de unidades vendidas globalmente, destacam-se pela relação qualidade-preço e tecnologia avançada, desenvolvida para proporcionar uma experiência de condução sólida e segura.
Dharmesh K Banerji, Vice-Presidente de Marketing para Negócios Internacionais da Bajaj, afirma que estes modelos “irão satisfazer as necessidades dos motociclistas ibéricos mais exigentes, sendo que a marca aposta no seu legado para conquistar o mercado.”
O Grupo UMA, será responsável pela expansão da rede de distribuição, que em 2023 alcançou as 270.000 unidades vendidas em veículos de duas e três rodas. Esta parceria visa fortalecer a presença da Bajaj numa Europa onde Espanha, Portugal e Itália têm liderado o crescimento de matrículas de motociclos.
A marca já delineou um plano de expansão para o futuro, que inclui a introdução de motociclos elétricos, alinhando-se com as necessidades de sustentabilidade do mercado europeu. Entre as novidades esperadas estão os scooters Chetak, modelos elétricos que reduzem as emissões em 30% e que poderão ser fabricados na nova unidade de produção dedicada a veículos elétricos da Bajaj. Este foco em tecnologias ecológicas destaca o compromisso da empresa em inovar, aliando os benefícios ambientais à crescente procura por veículos elétricos.
Com mais de 40% das suas receitas derivadas de motociclos e uma faturação anual de 4.900 milhões de euros no ano fiscal de 2024, a Bajaj Auto continua a expandir-se a nível global, consolidando-se como a marca de motociclos mais valiosa do mundo em termos de capitalização bolsista. Este crescimento reflete-se também na presença do Grupo Bajaj, que alcançou uma capitalização total de 122.000 milhões de dólares, destacando-se no cenário internacional como referência de inovação e qualidade no setor das duas rodas.
Para mais detalhes, visite Bajaj Auto.