fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

36.ª edição Baja Portalegre 500 começa hoje, dia 27 de outubro

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Ainda ontem divulgámos a participação do Filipe Elias na Baja Portalegre 500 aos comandos de uma Tiger 1200 praticamente de série. Hoje damos os detalhes essenciais sobre a prova.

Não é preciso ir à Baja California, Estado do Norte do México, vizinho dos Estados Unidos, para se poder viver uma prova de todo-o-terreno de forma intensa, embora tenha sido lá que tudo começou, mas fiquemos pela região de Portalegre.

Desde a sua primeira edição, em abril de 1987, tendo como base a cidade de Portalegre, tem sido uma maratona em crescendo e com cada vez maior afirmação dentro e fora de portas.

O saudoso José Megre, juntamente com o seu amigo e navegador, Pedro Vilas Boas e a ajuda de muita gente, nomeadamente do recém-criado Clube Aventura puseram de pé a primeira edição e logo com muito sucesso: 130 carros e mais 69 motos participaram na primeira baja, então chamada Rali Maratona de Portalegre — Finicisa.

Só por curiosidade, António Bayona e José Costa, venceram a prova dos automóveis com um Mitsubishi Pajero de série, enquanto Paulo Marques e Marcos Carvalho dividiram a pilotagem de uma Aprilia RX 250, triunfando nas motos.

Daí para cá muita coisa mudou, mas há algo que é imutável e está na génese da prova e do Clube Aventura: realizar uma prova nacional de todo-o-terreno, mas verdadeiramente mundialista, faz parte da Taça do Mundo Bajas FIA e Bajas FIM em Portugal, pelo desafio, exigência, beleza das paisagens…

 

O que se espera da edição de 2022?

A fasquia é alta! Perigosamente alta! Não apenas pelas 422 equipas, cerca de 500 inscritos, nas várias categorias ou por incluir uma “Mini Baja” para os mais novos, mas por muitas outras razões, onde se inclui a consagração do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) ou a decisão do título nacional na categoria dos SSV ou UTV.

Por outro lado, esta prova é especial para o público, onde me incluo. São muitos milhares de pessoas que rumam ao Alto Alentejo e um pouco de Ribatejo para, mesmo nos lugares mais inesperados, assistirem à prova, confraternizarem, tirarem fotos, estarem mais próximos da natureza, apoiarem os seus favoritos ou qualquer outro motivo.

A chuva que caiu nos últimos dias é um incentivo adicional para a prova, aumentando o grau de dificuldade e espetacularidade, havendo lugares mágicos como a travessia da Ribeira de Seda que são conhecidos por causarem dissabores a alguns dos participantes.

Tudo aponta, para já, que a meteorologia será favorável nos 3 dias, mesmo com alguma chuva, e as temperaturas amenas vão aumentar, ainda mais, a afluência. A organização indica alguns dos melhores locais para assistir à prova e alerta para importância de cumprir as regras, nomeadamente nas estradas cortadas para o evento.

De acordo com o Programa, a competição começa oficialmente na quinta com as acreditações, verificações técnicas e documentais e ainda as cerimónias de partida. Na sexta com o Prólogo na Herdade das Coutadas, antes de um setor seletivo com 70 quilómetros cronometrados. No sábado, os automóveis têm mais dois setores seletivos (de 200 quilómetros cada), enquanto as motos, SSV e quads percorrem um setor único, com 335 quilómetros de extensão.

Como habitualmente, o NERPOR continua a ser o centro operacional da prova e local da conferência de imprensa final (prevista para as 18h00 de sábado) e da cerimónia de entrega de prémios (20:30).

No caso específico das motos, António Maio, em Yamaha, vai tentar novamente fazer história na competição e tentar obter novo triunfo na prova. Se acontecer, será o seu oitavo e a coroar da melhor forma o seu título de campeão nacional!

Já Martim Ventura, também em Yamaha, e Micael Simão, em GasGas, chegam a Portalegre separados por cinco pontos e vão decidir quem fica em 2.º e 3.º lugar.

João Vale, em Yamaha, já é campeão nos Quads, mas vem para reforçar esse estatuto e na prova dos SSV tudo está em aberto. Roberto Borrego (101 pontos), Gonçalo Guerreiro (93) e João Monteiro (81) estão os 3 discussão pelo título absoluto de 2022.

Resumindo, estão aqui os ingredientes para uma grande festa e talvez até uma desculpa para (re)visitar Portalegre e a região!

Texto: Pedro Pereira

Fotos: Organização

 

Tags: Baja Portalegre 500Campeonato Nacional de Todo-o-Terrenotodo-o-terreno

RELACIONADOS

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes
Notícias

Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes

A penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fernão Joanes no passado domingo, mas será preciso esperar...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – BMW R80 G/S

Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – BMW R80 G/S



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt