O Alto Alentejo prepara-se para receber a 38ª edição da Baja Portalegre 500, uma das mais icónicas provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT). A sexta etapa do campeonato irá atravessar os concelhos de Alter do Chão, Abrantes, Crato, Chamusca, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Portalegre. Com 258 inscritos, a prova inclui mais de 500 km de percurso, dos quais 363,5 km serão cronometrados, distribuídos por três setores seletivos em dois dias de competição. A Baja é também pontuável para o Campeonato Mini Baja e marca a penúltima prova da temporada de 2024.
Nas motos, os fãs poderão assistir ao duelo entre António Maio, em Yamaha, detentor de oito vitórias na prova, e o jovem Martim Ventura, que lidera o campeonato aos comandos de uma Husqvarna. Ventura venceu quatro provas esta temporada e pode sagrar-se campeão antecipado se triunfar em Portalegre. Bruno Santos, vencedor em 2023 e em excelente forma internacional, também será um nome a ter em conta, ao lado de outros pilotos de destaque como Gustavo Gaudêncio, Tomás Dias, os irmãos Gonçalo e Salvador Amaral, entre outros.
Nos quad, João Vale, atual líder do campeonato e vencedor da edição passada, enfrenta a concorrência de Rodrigo Alves e Luís Fernandes, ambos em Yamaha. Vale, em Can-Am, está bem posicionado para defender o seu título, mas a competição promete ser renhida com a participação de pilotos como Tiago Gomes e Tiago Teixeira, ambos em KTM, e outros concorrentes de topo que animarão a luta pelas primeiras posições.
Já entre os SSV, Pedro Santinho Mendes lidera a classificação, mas a disputa pelo título continua aberta com Pedro Pinha, Sérgio Batista, Nelson Caxias e Luís Cidade muito próximos na pontuação. Além de Hélder Rodrigues, vencedor da edição de 2023, nomes como Roberto Borrego e Pedro Antunes estão também entre os favoritos. A competição contará ainda com troféus monomarca, incluindo a YXZ1000R European Cup SuperFinale, onde participam pilotos de vários países europeus.
Nesta edição, destaca-se ainda o regresso às competições de três figuras marcantes do TT dos anos 90: Filipe Campos, Luís Costa e Santos Godinho. Os dois primeiros vão dividir a condução com os seus filhos, estreando-se na categoria SSV. No sector feminino, a prova contará com a participação de Sandra Brás, Bruna Antunes e a equatoriana Maria Taranto, marcando um importante regresso de pilotos femininas à competição.
A Mini Baja, que integra também esta edição da Baja Portalegre 500, terá 34 jovens pilotos em prova. Domingos Cunha lidera entre os juvenis, Francisco Porto Nunes nos iniciados e Santiago Pereira nos infantis, todos em Yamaha. Esta competição sublinha a importância da formação de jovens talentos no desporto motorizado.
A Baja Portalegre 500 começa na sexta-feira, 18 de outubro, com um prólogo de 3,77 km e um setor seletivo de 60 km. No sábado, os concorrentes enfrentarão o derradeiro troço cronometrado, com 300 km de extensão.
Para acompanhar o CNTT, visite CNTT Motosport ou a página de Facebook do Campeonato Nacional de TT.