A Aprilia Tuono V4 é a referência das hipernaked em termos de efetividade e feeling, quer seja em estrada ou em pista.
A Tuono V4 atinge agora patamares de sofisticação e de performance nunca antes vistos, graças à experiência da Aprilia nesta categoria de motos.
A primeira grande mudança na nova Tuono V4 consiste na nova caraterização dos dois modelos da gama.
A Tuono V4 (disponível em Tarmac Grey e Glacier White), adota as caraterísticas de uma moto desportiva de estrada que permite também fazer longas viagens. O conforto fornecido pelo guiador alto e as novas carenegens é assinalável. Por seu turno, o passageiro beneficia agora de um novo banco, mais amplo e confortável, e de uma posição mais correta das respetivas peseiras. Pela primeiras vez, estão disponíveis, como acessórios, malas laterais.
A Tuono V4 Factory (em Aprilia Black), é na sua natureza uma máquina de produção de adrenalina, e confirma as mais fortes sensações aos seus comandos. É dedicada ao público mais exigente e vem equipada com a suspensão Ohlins Smart EC 2.0, semi-ativa.
O estilo da Tuono V4 é inteiramente novo e é inspirado pela RS 660, da qual herda o inovador conceito da dupla carenagem, enquanto elemento estruturante de aerodinâmica.
Como sucede na tradição da Tuono V4, o design é caraterizado por superfícies reduzidas e pelo farol que contempla agora um LED triplo com DRL e luzes de curva. Sendo derivada da RSV4, a Tuono V4 beneficia de uma ergonomia refinada e oferece mais espaço para o condutor, em virtude do novo desenho do depósito de combustível.
Os controlos eletrónicos estão mais funcionais e intuitivos, sendo a instrumentação do TFT mais completa e de maiores dimensões. Graças à nova centralina Marelli 11MP e à plataforma inercial de seis eixos, a operacionalidade do APRC está mais refinada.
Os controlos eletrónicos da Aprilia foram, nesta medida, melhorados, até com a introdução da função travão-motor, ajustável.
Existem agora seis modos de condução, sendo três para pista (dois são customizáveis) e três para estrada (sendo um deles customizável): o condutor apenas necessita selecionar o modo de condução que prefere para obter o melhor setting no controlo de tração, wheelie control, travão-motor, ABS e demais parâmetros eletrónicos.
A arquitetura de chassis, uma referência absoluta no mundo das duas rodas, sofre grandes desenvolvimentos, em parte graças ao novo braço oscilante em alumínio. Este elemento adota a geometria que dominou em SBK e que transitou para o MotoGP.
A Tuono V4 é ainda a única naked desportiva com um motor V4 a 65°.
Desenvolve 175 CV e 121 Nm de binário. Em face da concorrência, o equilíbrio entre este bloco, a arquitetura do chassis e a sua eletrónica coloca este modelo no topo da sua categoria.