The Gauntlet, 1977
Um filme policial diferente, em que Clint não só dirige o filme, como é o ator principal, interpretando o papel de Ben Shockley.
Ben é um polícia de Phoenix (Arizona) que é indicado pelo novo comissário de polícia, Blakelock, para ir buscar um prisioneiro ao estado vizinho do Nevada. Só ao chegar a Las Vegas Shockley é descobre que o prisioneiro, chamado Gus Mally, na verdade é uma prostituta que é testemunha num importante processo. Pior ainda, são feitas apostas, como se de um jogo se tratasse, em como “Mally não chega ao destino”.
Após várias tentativas de assassinato e perseguições é que Mally (a atriz Sondra Locke) revela que que é testemunha do julgamento de um poderoso mafioso, que atua de conluio com as autoridades policiais de Phoenix.
Num dado momento da perseguição, em pleno deserto, Ben e Gus são cercados por um perigoso gang de motociclistas que tudo farão para os matar, mas não vai ser assim tão simples e Shockley acaba por enfrentar os bandidos e até dispara sobre uma das Harley-Davidson.
Parte das motos são HD Panhead, mas aquela com Ben e Gus fogem, após fazerem dispersar os bandidos, é uma Knucklehead com uma decoração a fazer lembrar as HD do filme Easy Rider, lançado oito anos antes. Será coincidência ou algo mais?
Any Which Way You Can, de 1980
Nesta divertida comédia de 1980 Clint Eastwood mostrou uma vertente diferente do seu talento: uma capacidade camaleónica de adaptação, sendo que este filme é uma sequela de Every Which Way But Loose, de 1978.
A história gira à volta de um lutador profissional que quer deixar os ringues e mudar de vida. Esse lutador é Philo Beddoe (Clint Eastwood) que acompanhado do seu irmão/primo Orville (Geoffrey Lewis) e o orangotango Clyde (C.J. e Buddha) nos fazem rir ao longo de todo o filme com as cenas mais inesperadas e inusitadas. Aliás, é muito fácil ir às lágrimas de tanto rir com este filme!
Porém, os inimigos não são para brincadeiras, nomeadamente Cholla (John Quade) que lidera um gangue de motociclistas, os Viúva Negra (Black Widows), que tudo fará para dar cabo de Philo e dos seus parceiros. Aqui o papel do orangotango é magistral, sendo ao mesmo tempo alcoólico, exibicionista, lutador e sempre muito divertido, embora o sucesso tenha ficado aquém do filme de 1978. Como se não bastasse, ainda há que contar com a máfia e polícias corruptos, eles próprios organizadores de apostas de lutas ilegais.
Já no que concerne às motos, o gangue conduz várias Harley-Davidson Knucklehead, mas também lá há, por exemplo, Hondas CB 750 Four Custom. Os modelos de moto que participam no filme é quase irrelevante. O objetivo é mesmo mostrar que eles são os mauzões, um pouco na senda de filmes como The Wild One, de 1953, com Marlon Brando no principal papel.
A dada altura da perseguição os motociclistas vão acabar por ser “banhados” com alcatrão em mais uma cena de rir até mais não! Pobres motos!
Obrigado por nos acompanharem nesta viagem! Esperamos que tenham gostado!