[dropcaps]undefined[/dropcaps]As Aprilia SX e RX são as últimas herdeiras da história da Aprilia em competições off-road. Uma reputação construída ao longo dos anos, graças a motos muito leves e altamente performantes e divertidas de conduzir nos caminhos mais exigentes.
Estes dois modelos foram agora revistos no design, caraterísticas e motor, com o objetivo de garantir a máxima diversão possível.Por tradição, as SX e RX 125 partilham a mesma base técnica, mas são caraterizadas por paixões diferentes: a SX 125 é uma supermotardpensada para a diversão em estrada e a RX 125 tem uma conotação mais off-road.
Ambas são dedicadas aos jovens que são exigentes, não apenas em termos de performance, como também no que toca à segurança. A jante de 17 polegadas com pneu desportivo faz com que a Aprilia SX seja uma das motos 125 mais eficazes na estrada. Leve e ágil, estabelece um novo padrão na sua classe, graças às alterações mecânicas.
A Aprilia RX é dedicada aos entusiastas do off-road. A jante frontal, de 21 polegadas equipada com pneu misto, não deixa dúvidas quanto ao objetivo: domínio total em qualquer terreno
Em ambos os modelos, encontramos um motor que se encontra no topo da sua categoria. Trata-se de um monocilíndrico refrigerado a água totalmente redesenhado no que respeita à termodinâmica, com uma nova câmara de combustão.
O corpo do acelerador está agora localizado numa posição mais elevada, de forma a garantir um fluxo de ar mais direto. A linha de escape, por seu turno, foi renovada, contemplando um novo sistema catalítico e um novo silenciador, com o logo Aprilia.
A curva de binário é mais robusta e a potência máxima é atingida a rotações mais baixas, o que garante um menor consumo de combustível graças, também em parte, à nova centralina Marelli MIUG4. Em estrada, isto traduz-se numa performance mais responsiva.
No que respeita à segurança, as Aprilia SX e RX estão equipadas com uma suspensão de alto nível e um sistema de travagem com ABS. Na SX, o disco frontal de 300 mm com duplo piston é assistido pelo generoso disco de 220 mm da traseira. Na RX, encontramos um disco flutuante de 260 mm na frente e um outro de 220 mm na traseira.Por outro lado, existe uma forquilha telescópica invertida que oferece um curso de 240 mm.