Tal como previsto, decorreu ontem nas instalações da Touratech PT, em Lisboa, a apresentação formal da sétima edição do Big Trail Change.
Compareceram à chamada, além dos organizadores da agência de viagens independente “Mundo de Aventuras” e dos seus parceiros da Touratech e da Longitude 009, várias dezenas de entusiastas que procuram mais informações sobre o evento, seja porque já o fizeram e querem repetir, seja porque estão a ponderar ir pela primeira vez a esta grande aventura.
Num ambiente descontraído e informal foram dados todos os detalhes da aventura, sobre o trajeto, diferente de todas as edições anteriores, requisitos para participar, a importância da segurança, dos briefings diários, a caixa de 65 litros, tipo Ikea, que cada participante tem direito a levar, a justificação para ser apenas destinada a motos com 600 cc ou mais, a necessidade do depósito de gasolina ser suficiente para cumprir 200 km, entre outros.
Além disso, foi comunicado que se vai realizar, dia 17 de janeiro uma “sessão de esclarecimentos virtual” para clarificar todas as dúvidas que ainda possam persistir nessa altura. É uma forma prática e cómoda de garantir que ninguém fica com questões por esclarecer e não há equívocos.
Nota positiva também para o facto de os participantes poderem escolher em que grupo pretendem participar: grupo 1 – pouca experiência em off-road; grupo 2 – já com alguma experiência em off-road; grupo 3 – para quem já tem bastante experiência, sendo que neste grupo os trajetos são similares aos do grupo 2 mas com algumas exigências superiores em dados pontos, nomeadamente com mais trilhos de areia.
De destacar também que o ponto de encontro será em Tarifa (cerca de 600 km de Lisboa), podendo os participantes deixar as suas viaturas/atrelados no Hotel até ao regresso, partindo do pressuposto que não vão a circular de moto logo do seu lugar de origem ou não recorrem aos serviços da organização para o transporte das suas moto.
Quanto ao facto de o evento ser logo em março a explicação é simples: evitar as temperaturas mais elevadas do Sul de Marrocos, o que significa, quase de certeza, temperaturas mais baixas a Norte, nas montanhas do Atlas.
Veja também lançamento da 7ª edição do Big Trail Challenge
Quanto custa participar numa aventura destas?
Esta é uma questão particularmente relevante, mais ainda num contexto de incerteza como aquele que estamos a atravessar, pelo que a questão foi diretamente colocada à organização e pode servir de guia orientativo, sobretudo para quem considera a possibilidade de participar pela primeira vez.
Na inscrição estão assegurados o transporte de e para Marrocos, estadia em hotéis de qualidade (inclui uma noite em tendas, no deserto), alimentação, tracks de GPS, apoio médico que se espera não ser necessário, apoio mecânico, brindes… ou seja, fica a faltar a gasolina, a viagem até Tarifa e regresso…
Porém, os custos não são apenas estes! Há a questão da moto (própria ou alugada), um bom jogo de pneus, o equipamento para participar (caso não tenha ou seja necessário renovar), um seguro de responsabilidade civil e de assistência em viagem da moto válido para Portugal, Espanha e Marrocos (com extensão MA na carta verde), eventuais extras…
Tudo somado e já com alguma margem de segurança, um participante que assegure o transporte da sua moto até Tarifa e no regresso e que tenha a sua moto pode contar com um valor de referência a rondar os 2.500€.
Não deixa de ser uma quantia significativa, claro que é, mas trata-se de uma aventura única, com a duração de 10 dias, capaz de colocar à prova a resistência, espírito de sacrifício e resiliência dos participantes, mas também de criar novas amizades, ver paisagens de sonho ou melhorar as suas competência no off-road.
Mais informações sobre o Big Trail Challenge, incluindo a inscrição, podem ser obtidas aqui.
Destaques da edição de 2023: