Depois de muitos concursos épicos da Battle of the Kings em todo o mundo, todos os 18 vencedores das edições anteriores voltaram ao ringue para lutar pela coroa de “King of Kings”.
Ao contrário dos outros concursos, esta edição não tinha um orçamento limitado e os participantes contavam com a Harley-Davidson Sportster como tela.
A Apex Predator personalizada por Oscar Peralta e pela sua equipa do concessionário mexicano Harley-Davidson Querétaro foi a vencedora do “King of Kings”. Da equipa de Querétaro fizeram também parte Agustín Anguino, Luis Fernando Perea, Rodrigo Pérez, Eduardo Trejo e Yeyo. A base da criação foi a visão da mais recente Sportster XR1200 no terreno da competição.
A equipa começou o design da Apex Predator com o lema “Nascida para atacar sem medo. Nascida para viver sem rival”. Os esforços centraram-se em criar uma moto com uma aparência “fresca” em vez de agressiva. O concessionário de Querétaro demostrou as suas capacidades em customização com um impressionante escape 2-1-2 com saída elevada feito à mão. Criou-se uma linha que flui desde os discos de travão Wave à forquilha invertida Showa Big Piston.
Outra das características da criação é o farol dianteiro LED Daymaker de uma Harley-Davidson Breakout e um painel de instrumentos TFT. A moto também conta com uma série de comandos de mão e pé personalizados, perfeitamente alinhados com o assento em alcântara e com as entradas de ar. O excecional acabamento de pintura Sterling Green oferece uma luxuosa sensação ao resultado final.
A outra finalista desta competição foi a Gryps, uma moto baseada no modelo Roadster e criada pela Harley-Davidson Atenas (Grécia). Também recebeu uma menção especial a Harley-Davidson Thunderbike, personalizada pela Harley-Davidson Niederrhein (Alemanha). A customização recebeu a distinção da “H-D Styling Team” e foi escolhida por Brad Richards, Vice-presidente de Estilo y Design da Harley-Davidson Motor Company.
A Península Ibérica esteve muito bem representada com a Daytona’s Red personalizada pela Harley-Davidson Barcelona. A sua customização caracterizou-se pelo fabrico de peças exclusivas e únicas. A aposta no trabalho artesanal foi refletida sobretudo no depósito transparente de onde se pode ver a gasolina e a bomba de combustível em funcionamento.
A grande final “King of Kings” contou com a icónica plataforma Sportster como base para a personalização. Desde 1957 que a Harley-Davidson Sportster tem sido a tela em branco perfeita para mais motos customizadas que qualquer outra. Com as suas linhas clássicas, o característico motor V-Twin Evolution e uma enorme seleção de peças e acessórios originais da Harley-Davidson, a construção de uma perfeita bobber, café racer, tracker ou chopper tem estado ao alcance de todos.