António Maio conquistou hoje um lugar no pódio na décima etapa da 17ª edição do Africa Eco Race, uma exigente jornada disputada entre Aidzidine e Ouad Naga, na Mauritânia. Um dia que contou com um total de 426 km cronometrados, realizados num percurso composto maioritariamente por trilhos em areia e pequenas dunas. Aos comandos da sua Yamaha Ténéré, o heptacampeão nacional completou a especial sem dificuldades de maior, assegurando ainda o segundo lugar na classe +650cc, evidenciando uma grande consistência e enorme experiência, mesmo sendo esta a sua estreia na mítica maratona africana. Com este resultado o português recupera o sexto posto da classificação geral da categoria moto, mantendo o 5º lugar na classe +650cc.
“A etapa de hoje foi muito variada. Começámos com dunas onde uma vez mais atasquei. Felizmente perdi pouco tempo e depois fiz o resto das dunas sem problemas. A seguir apanhámos uma zona rápida entre dunas e aí senti-me bem. Entretanto apanhei muito fesh-fesh e acabei por cair, mas não foi nada de mais. Foi pena ter tido de andar muito tempo no pó porque sinto que poderia ter feito um resultado bem melhor. Amanhã é uma etapa muito importante porque vai ser a última etapa que vamos disputar na Mauritânia. A terceira posição é muito boa para partir porque assim não vou ter de ir a abrir pista. De resto está tudo a correr bem e estou motivado para continuar com o bom trabalho que tem sido feito até agora”, explicou António Maio no final da nona etapa, claramente satisfeito com o resultado alcançado e confiante para os desafios que ainda se avizinham.
Ainda no dia de hoje, o outro português, Alexandre Azinhais, foi o 23º colocado, ocupando o 2º lugar na geral.
A etapa de amanhã, a décima do Africa Eco Race, disputada com partida e chegada a Ouad Naga, terá um percurso que promete ser dos mais duros desta 17ª edição, combinando dunas, zonas rápidas e troços arenosos, mas também é anunciado como um dos mais belos. Será a última jornada da prova em solo mauritano e uma etapa decisiva.
Podem continuar a acompanhar as classificações da prova em africarace.com/en.
