António Maio, heptacampeão nacional de Todo-o-Terreno na categoria moto, prepara-se para um novo desafio na sua carreira desportiva ao participar, pela primeira vez, no Africa Eco Race, cuja 17.ª edição terá início no próximo dia 24 de janeiro, em Tânger, e terminará a 7 de fevereiro, em Dakar, com a mítica especial disputada em torno do Lago Rosa.
Marrocos, Mauritânia e Senegal voltam a ser os países anfitriões desta emblemática maratona de todo-o-terreno. O percurso contempla cinco etapas em Marrocos, um dia de repouso em Dakhla a 31 de janeiro, cinco etapas na Mauritânia, uma etapa no Senegal e, por fim, a simbólica jornada final em Dakar, em torno do Lago Rosa, local carregado de história para os grandes ralis africanos.

Depois de seis participações no Rali Dakar, uma das provas mais exigentes do desporto motorizado mundial, o piloto português ruma agora a uma nova experiência, desta vez aos comandos de uma Yamaha Ténéré, a lendária moto vencedora do Dakar. António Maio integra assim a caravana da maratona africana que liga a Europa ao Senegal, atravessando alguns dos cenários mais emblemáticos e desafiantes do todo-o-terreno internacional.
Reconhecido pela sua vertente de aventura, resistência e respeito pelas origens dos grandes ralis africanos, o Africa Eco Race representa um novo capítulo na carreira do piloto português, que continua a levar o nome de Portugal além-fronteiras. Esta estreia é encarada por António Maio como uma oportunidade única de viver o espírito autêntico das grandes maratonas africanas e de enfrentar um desafio diferente, mas igualmente exigente.

“Estou muito entusiasmado com esta participação no Africa Race. Regressar às origens do Dakar era um dos meus objetivos que acabei por conseguir concretizar integrando a equipa Yamaha Rally Team. É um início de ano realmente fantástico. Vai ser uma prova longa, mas estou confiante num bom resultado”, revelou António Maio.
A 17.ª edição do Africa Eco Race conta com um total de 152 veículos inscritos, distribuídos por várias categorias: 105 motos (incluindo um quad), 20 carros, 5 camiões e 22 veículos na categoria histórica (21 carros e 1 camião).




