Lara Croft – The Cradle of Life, 2003
O segundo filme, em que Jolie desempenhou o papel de Lara Croft. Não foi um sucesso planetário como o primeiro (Tom Raider, de 2001), do qual resultaram várias sequelas e muitos produtos de merchandising, sendo que na génese do filme está o popular videojogo Tomb Raider.
Com direção de Simon West e produção de Lawrence Gordon, Lara Croft é uma caçadora de túmulos, mas que está prestes a encontrar o maior desafio da sua vida uma vez que vai ter a possibilidade de controlar o tempo e o espaço ou pelo menos tentar evitar que o medalhão que permite esse controlo chegue às mãos da perigosa seita os Illuminatti.
Parte do sucesso do filme deve-se a Lara Croft. A forma como combate, seja no corpo-a-corpo ou no uso de armas, dá-lhe um encanto especial. Além disso, tem um ar felino, quase fatal, um corpo atraente e um rosto sensual e tudo isso é uma mistura explosiva.
Fica para a história o trecho de cerca de dois minutos, em que vai pela Muralha da China ao lado do ator Terry Sheridan (Gerard Butler) e conversam sobre a sua relação, enquanto aceleram de moto. Ele montado numa Suzuki DR 650 e ela numa modificada Yamaha TRX 850.
Claro que parte das cenas são feitas por duplos, mas o resultado final é sublime. Consta que que Lara teve aulas para andar de moto de forma mais perfeita e realista, além de treino de artes marciais e com forças militares, tudo para um maior realismo da personagem e uma maior aproximação à personagem. A visualização é obrigatória:
Salt, 2010
Evelyn Salt (Angelina Jolie) é uma sensual e bem preparada agente da CIA, mas nem tudo corre de feição. Um desertor russo de nome Vassily Orlov (Daniel Olbrychski) aparece na Agência, declarando que ela fez parte de um programa secreto do Governo soviético chamado KA, que treinou crianças para se tornarem assassinas e enviadas para todo o mundo.
Não tendo como provar a sua inocência, a fuga acaba por ser a sua única hipótese, pelo menos até encontrar forma de provar a sua inocência. Acaba a ser perseguida pelos próprios colegas Ted Winter (Liev Schreiber) e Peabody (Chiwetel Ejiofor).
Neste filme nota-se que a beleza de Jolie está mais amadurecida, mas continua irresistível como sempre e muito perigosa, de tal forma que, durante o filme, nós próprios ficamos na dúvida sobre quem realmente Salt é. Uma espia? Uma vítima das circunstâncias? As duas coisas?
Durante uma feroz perseguição, feita pelos seus próprios ex-colegas, Salt acaba por parar no meio de um gigante engarrafamento na autoestrada e a única forma que encontra para escapar é usando a moto de um infeliz condutor que derruba para poder escapar.
A Moto é uma magnífica Triumph Street Triple R e ilustra perfeitamente algo que sabemos: para poder fugir ao tráfego caótico as motos são verdadeiramente imbatíveis! Até servem para escapar quando se é perseguido injustamente!