fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

André Villas-Boas: desportista, presidente de um clube de futebol, pai e motociclista

Uma carreira singular, recheada de peripécias

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
7 Julho, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A paixão pelo Baja Portalegre 500

André Villas-Boas é sobrinho de Pedro Villas Boas, nome grande da fundação do Baja Portalegre e que chegou a competir no Dakar ainda na década de 80 (nomeadamente ano de 1982 com um UMM Cournil), ao lado de outros grandes nomes nacionais, com especial destaque para Pedro Cortés e José Megre, ainda hoje apelidado como “Pai do TT” e grande responsável pelo primeiro Baja de Portalegre, em 1987.

Fonte: Baja Portalegre 500

Com o bichinho do TT e estes genes, André tinha de participar no Baja Portalegre, mesmo acumulando com outras funções, nomeadamente treinador. Aliás, como ele próprio contou, chegou a pensar fazer o Rally Dakar de moto, mas um ano de preparação em exclusivo era demais e não dava para conciliar…

Porém, começou a andar de moto TT bem mais cedo e aos 17 anos participou no troféu XR… quando ainda era menor de idade! Acontece que teve uma queda – algo normal – partiu um braço e começou a dedicar-se mais à escola e ao futebol…

A primeira participação no Baja Portalegre 500 ocorreu em 2016 e, como era de prever, aos comandos de uma KTM, sua marca de eleição. A participação fez-se na Categoria Promoção, uma vez que Villas-Boas não quis arriscar demasiado, apesar dos seus dotes de endurista. O objetivo era “apenas” divertir-se muito e, já agora, chegar ao fim inteiro, algo que nem todos conseguem…

Fonte: Baja Portalegre 500

Em 2018 decidiu voltar, também de moto, mas com ambições renovadas e de cumprir a prova na íntegra, ou seja, os mais de 400 km’s que compõem a dura prova alentejana que, ano após ano, continua a atrair multidões. Aos comandos de uma EXC 350F o treinador de futebol veio “carregar as baterias”, como ele próprio referiu.

Em duas rodas, em SSV, num carro de rallies ou qualquer outro tipo do veículo, como uma pick-up, Villas-Boas é um viciado, no bom sentido do termo, em motores, incluindo noutro tipo de provas como a Rampa do Caramulo, mas as motos e o off-road são muito especiais…

Coleções de sonho, com André Villas Boas

Resultado de uma colaboração entre o Jornal dos Clássicos, com apoio do Stand Virtual e Museu do Caramulo, este é um vídeo que vale a pena ver na íntegra. São menos de 14 minutos e há várias referências às motos, incluindo aquela KTM 690 que Cyril Deprés era suposto correr no Dakar em 2008 e que iria sair de Lisboa, algo que não veio a acontecer por receio de ataques terroristas e também aquela com que venceu em 2010, último ano das 690 no Dakar.

Também a moto que foi de seu pai (BSA 250 C15) e comprou mais tarde num caixote, em peças, merece destaque, sendo que anda nela de vez em quando e até com os filhos, além de ter fotos dela quando era criança, com o seu pai. Um moto de gerações…

Uma visita à “mancave” com que muitos de nós sonhamos. Verdadeira “Gruta de Aladino”…

Fonte: Motor 24

Neste vídeo ficamos a saber muito mais sobre a vida de André, as suas motivações, os seus sonhos e interesses, sendo que a própria coleção em si, tal como o espaço, nos vai deixar siderados e agarrados ao ecrã, tal como a postura e humildade do seu dono.

Quanto às peças em destaque, é sempre algo muito pessoal, mas é o próprio André a referir que gosta de ter qualidade e seguir os seus gostos pessoais. Ou seja, qualidade e bom gosto, algo que pode não ser fácil para muitos, mesmo quando existem meios para tal.

Para a maioria de nós o Ferrari F40 é, provavelmente, a cereja no topo do bolo, mas há muitas outras peças especiais, caso de um igualmente icónico Lamborghini Miura, o capacete de Ayrton Senna, entre outros, incluindo a pick-up com que correu no Dakar ou várias motos lindíssimas.

 Já para Villas-Boas um dos automóveis mais especiais acaba por ser um UMM, com que chegou a fazer o célebre “Salto de Fafe”, mas aí são as razões afetivas quem mais pesa!

Uma delícia de vídeo!

A dimensão solidária: Race for Good

André Villas-Boas é também um homem de causas e o facto de ter viajado pelo mundo e ter conhecido realidades muito distintas certamente que ainda aumentou a sua preocupação com os outros, nomeadamente os mais desfavorecidos. O facto de ter três filhos, duas raparigas e um rapaz, a quem pode proporcionar uma qualidade de vida acima da média, não o leva a esquecer que existem muitas crianças e jovens que não têm essa sorte…

Assim, a Race for Food, que se veio a tornar na popular hashtag #raceforgood, é hoje um movimento global que procura a angariação de fundos para apoio dos mais desfavorecidos.

Villas Boas Começou por a usar na sua participação no Rally Dakar em 2018 como forma de a publicitar e de lhe dar mais notoriedade, mas rapidamente se expandiu e usou outros nomes sonantes, como o seu amigo Miguel Oliveira, para dar ainda mais notoriedade e conseguir resultados de ainda maior relevo na obtenção de donativos.

Fonte: Race for Good

De entre as associações apoiadas, destacamos três pela sua relevância: a APPACDM do Porto- Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a Ace Africa que é uma pequena instituição de carácter social com projetos no Quénia e na Tanzânia e que ajuda as pessoas a assumir o controle do seu próprio futuro e a Laureus Sport, que usa o poder do desporto nos seus projetos para ajudar jovens adolescentes a ultrapassar problemas como a discriminação, violência e exclusão social.

Esperamos, assim, que Villas-Boas continue na sua senda de sucesso e mesmo tendo presente que a liderança dos desígnios do FCP lhe consome muito tempo e recursos, que continue a ser um embaixador das motos, como tem sido até aqui.

Para a semana prevemos apresentar mais alguém muito popular, com ligação direta do mundo do espetáculo e das artes, com uma estreita ligação às motos. Quem será?

(Fonte da imagem de destaque: Rui Duarte Silva)

Página 2 de 2
Anterior12
Tags: #raceforgoodBaja Portalegre 500destaqueFutebol

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
XXXI Concentração Internacional de motos de Góis: falta pouco mais de um mês

XXXI Concentração Internacional de motos de Góis: falta pouco mais de um mês



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt