fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Análise ao capacete SMK Gullwing Unicolour

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Dossiers, Equipamentos, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Numa altura em que o verão nos faz companhia em força, talvez até demais a avaliar pelas temperaturas dos últimos dias, o capacete modular SMK “asas de gaivota” tem sido o meu companheiro habitual pelo que venho partilhar convosco as minhas impressões sobre o mesmo.

https://youtu.be/Ccs0FWbb04o

A marca é representada no nosso país pela GoldenBat e é interessante constatar que esta empresa tem a seu cargo a importação de marcas de capacetes bem mais conceituadas e conhecidas, como a Schuberth, a X-Lite ou a Nolan. A leitura que faço é simples: pretendem abranger diferentes segmentos de mercado, não se cingindo apenas às gamas média e alta, mas também às gamas de entrada onde, por enquanto, se situa a SMK.

Assumo que até aqui sabia muito pouco sobre a marca e os seus produtos e pelo que investiguei são fabricados pela  Studds, uma empresa com sede em Faridabad, Índia, que produz, além de outros equipamentos para motociclistas, cerca de quatorze milhões de capacetes por ano, destinados a mercados em todo o mundo. Ou seja, um importante player à escala global.

De acordo com a informação disponível, realizam todo o ciclo de produção, permitindo um rigoroso controle de qualidade em cada etapa da produção até ao cliente final. O slogan da marca é:  Style & Safety, combinando design italiano com 40 anos de know-how.

 

Impressões sobre o capacete SMK Gullwing Unicolour

Sou fã de capacetes modulares, do tipo flip-up. Porém, sou o primeiro a assumir que não são uma opção muito racional: costumam ser mais caros, mais pesados e ruidosos que um equivalente integral e mesmo o facto de muitos já terem a dupla homologação P/J (este tem), que permite a sua utilização tanto como capacete aberto como integral, deixa-me com dúvidas sobre a sua segurança num eventual acidente, mas cumpre a norma ECE.22.05.

Aliás, sou bastante reticente em circular com estes capacetes em modo aberto e reconheço-lhe especial aplicação em situações concretas, por exemplo nas bombas de combustível ao abastecer ou quando se circula mesmo muito devagar em meio urbano o que é agora o novo normal, pelo menos na cidade de Lisboa, em que até somos ultrapassados pelas trotinetes e bicicletas e não estou a exagerar!

Sobre o capacete em si, cujas caraterísticas podem ser consultadas aqui, o que primeiro chama a atenção é a sua estética, muito bem conseguida, com um desenho bastante harmonioso e até conservador, num padrão branco, mas com vários apontamentos em preto que lhe conferem um ar quase premium. Existem outras cores, mas para um clima quente como o nosso, o branco revela-se uma excelente opção.

Muito fácil de colocar e retirar, sempre em modo aberto, tem uma viseira solar interna retrátil, cujo comando está na lateral esquerda, proteção contra vento e a viseira principal preparada para Pinlock ®, que tem de ser adquirida como extra.

A viseira solar interna é, da utilização que tenho feito até agora (não gosto de usar óculos de sol), a minha principal razão de queixa: sensivelmente a meio tem um “recorte”, mas é tão grande e mal posicionado que colide diretamente com a minha visão, quase a desfocando! Conversei com uma pessoa que tem um igual, ainda que de outra cor, e queixa-se exatamente do mesmo. Na minha perspetiva é um erro que o fabricante podia evitar ouvindo os consumidores…

Aparte isso, não tem fecho em anel de duplo D, mas do tipo fivela (prefiro a primeira opção por a considerar mais robusta e fiável) e a insonorização podia ser melhor, mas com capacetes modulares temos que perceber que em matéria de ruído não são a melhor opção e este caso não é exceção, mais ainda ao ser de gama de entrada. Já o peso de aproximadamente 1750g aceita-se perfeitamente.

A calota é em EPS, existem duas, consoante os tamanhos, o forro é removível e lavável e tem uma caraterística que valorizo bastante: mesmo fechado, abrindo todos os canais de circulação de ar, ventila bastante bem, o que melhora o conforto e a segurança do utilizador. É horrível usar um capacete em que a transpiração se acumula com o tempo quente e chegamos ao destino com o cabelo “empapado” ou a testa húmida.

Relativamente ao tamanho, sempre algo muito pessoal, optei pelo meu tamanho habitual XL e fica-me ligeiramente justo, como convém, mas como todos sabemos existem diferentes formatos de cabeça e de calotas. Cada uma fará a sua avaliação, sendo que este está disponível do XS ao tamanho XXL.

A “prova dos nove” será com o uso contínuo. O capacete é bonito, confortável, funcional, aceitável em termos de ruído e peso. O preço recomendado de 119.95€ a 129.95€ é bastante adequado aos tempos em que vivemos. Falta agora saber como os materiais do mesmo aguentam o desgaste com o passar do tempo…

 

Texto: Pedro Pereira

Tags: capaceteModularSMK

RELACIONADOS

Ducati apresenta as novas Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS
Notícias

Ducati apresenta as novas Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS

No GP de San Marino, a Ducati revelou a sua nova gama RS, representada pelos modelos Diavel V4 RS...

Por Redação
16 Setembro, 2025
Novo capacete Kappa KV33 já está à venda em várias versões
Equipamentos

Novo capacete Kappa KV33 já está à venda em várias versões

A Kappa apresenta o novo KV33, um capacete integral com ADN trail, concebido para os motociclistas que alternam entre...

Por Ricardo Carvalho
15 Setembro, 2025
Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido
Notícias

Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido

Com o Campeonato Mundial de MotoE da FIM em hiato no final da temporada de 2025, a Ducati continua...

Por Redação
13 Setembro, 2025
Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026
Notícias

Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026

Muito já foi escrito sobre a Ninja H2 SX, com seu motor de 998 cc de 147,1 kW {200...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Próximo Post
Novos jeans REV´IT! Piston 2 K já à venda

Novos jeans REV´IT! Piston 2 K já à venda



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt