Mantendo o prometido na semana passada, voltamos a ter uma presença feminina desta vez. Uma cara muito conhecida por muitos de nós, mas também é muito popular (foi lá que tudo começou) pela voz, ou não fosse Arrojinha, como é também carinhosamente conhecida, uma radialista com obra feita há mais de duas décadas. Aliás, ela própria, nomeadamente com a colaboração dos seus muitos ouvintes, em Portugal e pelo Mundo fora, criou a sua Comunidade Arrojada!
Ana Isabel Arroja, a tal “Arrojinha”, nasceu a 23 de dezembro de 1978 (foi um presente de Natal que chegou adiantado) na Grande Lisboa e tem vivido sempre na Margem Sul do Tejo, sendo que a sua vida é uma verdadeira animação ao longo destes quase 46 anos.
A Rádio surgiu na sua vida quase como um fruto do acaso isto depois, como ela própria confessa “Depois de muitos anos a desejar seguir as pegadas do meu pai, como piloto de aviões, acabei por cair de para-quedas num estúdio de rádio.”
Tudo começou numa rúbrica de apenas alguns minutos num programa semanal na rádio Popular FM, no Pinhal Novo, no início de 1995, quando tinha apenas 17 anos, nesse mesmo ano foi convidada a integrar um projeto para a rádio Pal FM, mas a fama e o estrelato ainda estavam muito longe de chegar.
Veja também Raul Meireles: ex-futebolista, desportista, artista, pai e motociclista
Talento, esforço e perseverança costumam dar bons resultados
Numa primeira fase as coisas não correram propriamente bem no mundo da rádio. Muito jovem, com pouca experiência acabou por estar a trabalhar de borla e mesmo durante os tempos da faculdade chegou a pensar em desistir e mudar de vida…
Porém, tudo mudou quando, em 1999, recebeu um telefonema da Rádio Comercial. Tinha anteriormente concorrido a uma procura de novos talentos e fora selecionada, quando já nem se recordava de ter concorrido!
A data e o momento foram de tal forma marcantes que Arrojinha ainda hoje se recorda perfeitamente: começou a trabalhar na Rua Sampaio e Pina no dia 13 de dezembro de 1999, tinha então 20 anos e a prenda/convite que acabar de chegar pouco antes de completar a 21 anos acabou por lhe mudar a vida. De tal forma que hoje, mesmo estando envolvida numa série de projetos que vão dos livros à televisão, passando pelos conteúdos da Internet ou por ser DJ, nunca mais deixou a Rádio Comercial.
Curioso que, ao mesmo tempo, entrou também o seu colega de profissão Diogo Beja e ainda hoje, mesmo que com projetos diferentes continuam na mesma rádio e nenhum abandonou o mundo da rádio e da comunicação…
A sua irreverência, o sentido de humor apurado, a grande capacidade de trabalho e de entrega são alguns dos elementos fundamentais para ir singrando a pulso e a sua participação, nomeadamente como locutora, na TVI ao longo de muitos anos mostra bem a sua versatilidade e entrega, sendo que ainda há poucos anos, mais precisamente em 2022, foi sua a responsabilidade de ser “A Voz” no reality show Big Brother.
Com uma paixão incomensurável pela música (assume-se como uma rockeira) tem hoje sólidos conhecimentos sobre os mais variados tipos de música e, quando tem disponibilidade, ainda aproveita para fazer umas passagens como DJ, nomeadamente em eventos de relevo, como festivais ou fazer diretos em concertos.
E as motos?
Inquieta e eternamente insatisfeita, comunicativa, sempre à procura de alguma coisa, um novo desafio ou uma nova aposta era quase inevitável que Arrojinha gostasse de motos, mas há pormenor (ou será pormaior?) que pode e faz toda a diferença: a Carta de Condução!
Aliás, é a própria a afirmar que anda sempre atrasada. Com a tentativa de estar em todo o lado, quase ao mesmo tempo, ter tempo para a família, em especial para os filhos, para os animais de estimação, os amigos… a sua batalha contra o relógio é uma constante. Seria uma daquelas pessoas para quem se o dia tivesse 48 horas… ainda inventava mais alguma coisa para fazer!
Mais a sério, a paixão antiga pelas motos, pelo menos para não ser pendura, implica ter Carta de Condução, se o objetivo for conduzir motos com mais de 125 cc, mas significa também um bónus adicional e que é um dos grandes pontos fortes da moto: ganhar tempo!
Pode ser nas filas do trânsito caótico, na dificuldade em encontrar um local para estacionar ou até na possibilidade de chegar a locais onde de carro é simplesmente impossível. Porém, mesmo para conseguir a Carta de Condução é preciso tempo para ir às aulas!!!
A própria assumiu na sua rede social Facebook, em julho de 2023, que ainda andava a tirar a Carta de Condução e foi mais longe ao afirmar: “Ainda andamos nisto pq? Pq não temos tido tempo útil para as aulas. É uma aqui e outra acolá, mas já não falta tudo.”
Como, entretanto, já se passou mais de um ano, pode ser que Arrojinha já tenha tido tempo para terminar as aulas, submeter-se a exame e talvez até já seja mais uma motociclista que circula pelas nossas ruas, certamente que a cantarolar pelo meio do trânsito, de preferência música rock e até com um blusão negro a condizer e os longos cabelos a sobressair do capacete! Um visual verdadeiramente arrojado!
O amor pelos filhos e muito mais!
Mesmo sendo uma cara e voz bem conhecidas, Ana gosta de se resguardar e é a primeira a assumir que prefere trabalhar com a voz do que com a imagem, o que não invalida que se preocupe muito com a imagem, chegando ao ponto de fazer alguns sacrifícios para melhorar a sua imagem e auto-estima, mas o resultado foi uma silhueta de fazer inveja e acabou até por recorrer à cirurgia plástica, apesar do medo das agulhas e afins.
O casamento e relação com mais duas décadas com o colega de profissão Francisco chegou ao fim, mas ficou o melhor da relação: os dois filhos em comum! A Leonor (ou simplesmente Nô) que este ano atingiu os 18 anos e seu mano mais novo, Salvador, de oito anos.
Numa das suas muitas incursões pelo mundo decidiu também arriscar a escrita e tomou como referência a filha para escrever e publicar “Pérolas Mini-Arrojadas”. Um livro divertido em que a personagem principal é a sua filha Nô, quando ainda criança e com um sem fim de histórias para contar e de nos fazer rir. Foi publicado em 2013.
Mais tarde, já em 2019, volta à carga com “Pérolas Mini Arrojadas – Finalmente o Mano!” em que a personagem principal é agora o irmão Salvador, à data com três anos, e mais uma vez, as histórias são de ir às lágrimas com tanto rir!
A cumplicidade com os filhos continua a ser de tal ordem que neste momento, com a ajuda de Nô, já criaram um canal de Youtube: Mundo das Arrojinhas!
Esperamos que Arrojinha também passe o seu gosto pelas motos aos filhos e um dia, quem sabe, possam os três anda de moto juntos!
Para a semana fica a promessa de mais uma pessoa muito popular e com uma estreita ligação ao mundo das motos, mas algo inesperada, tal como a sua vida e o seu percurso, incluindo no mundo da política. Quem será?