A formação algarvia com o nome de Albufeira Racing Team, composta por Alexandre Azinhais e Didier Frederico, vai marcar presença na nona edição da Africa Eco Race, prova que terá início no Principado do Mónaco e cuja final se vai realizar nas míticas margens do Lago Rosa em Dakar, no Senegal.
Com o objetivo claro de atingir as margens do Lago Rosa em Dakar, os dois únicos pilotos algarvios a participar numa grande maratona TT no arranque do novo ano pretendem, ao mesmo tempo, honrar os nomes dos seus conterrâneos que brilharam nas pistas africanas como Miguel Farrajota, Nuno Mateus, Ricardo Pina ou Ruben Faria, pilotos do Algarve que anteriormente percorreram as mesmas pistas que serão utilizadas na nona edição da prova.
Com mais de seis mil quilómetros divididos por uma dúzia de etapas, a competição irá percorrer as pistas de Marrocos, Mauritânia e Senegal, ao longo das primeiras duas semanas do novo ano, e, aos comandos das suas KTM, os dois pilotos de Albufeira vão fazer a estreia numa prova desta dimensão depois de terem já passado igualmente pelo Rally de Merzouga, em Marrocos.
As verificações técnicas e administrativas realizam-se em solo francês, nos dias 29 e 30 de dezembro, seguindo-se o embarque na localidade francesa de Sète rumo a Nador em Marrocos, no dia 31. A passagem de ano será celebrada em pleno Mediterrâneo, que será atravessado antes de no dia 2 de janeiro se iniciar em definitivo a prova com a primeira etapa já em Marrocos naquele que será o primeiro contacto desportivo da Albufeira Racing Team com a Africa Race 2017.