Mais dúvidas
Já agora, as isenções vão manter-se para todos os veículos anteriores a 1992? Caso assim seja, a isenção será temporária ou definitiva? E os veículos clássicos ou pelo menos classificados como tal?
Por outro lado, falta clarificar, dentro da categoria E, que cilindradas vão começar a pagar imposto. A partir das 125 cc, tal como se prevê ao nível das Inspeções Periódicas (IPO) que, em princípio, avança no início do ano? Logo nos ciclomotores?
A partir dos 120 cc (atualmente 6,02€)? Um pouco na lógica da tabela atual de IUC, mas em que o mais provável é acabarem com as isenções para todos os veículos de cilindrada superior a 120 cc já que com uma subida, que nem precisa de ser muito significativa, vão atingir um valor superior a 10€ e terão todos que pagar!
Por exemplo, imagine-se uma scooter de 125 cc matriculada em 2006. Até aqui estava isenta (6,02€), mas e agora, qual o limite que lhe vai ser aplicado tendo presente as emissões? Se for metade do máximo (12,5€) vai passar a pagar 18,52€! Se for assim, a mesma scooter, se matriculada em 2007, continuará isenta!
Que vai acontecer ao valor comercial desses veículos mais antigos, agora que vão ser onerados por mais um imposto? Vai manter-se? Vai cair a pique?
Não havendo ainda toda a informação disponível será sempre algo especulativo, mas fica aberta a “Caixa de Pandora” para que muitos veículos Categoria E, que até podem ser de utilização muito reduzida, mas também diária, corram o risco de abate, uma vez que aqui está mais um imposto para suportar pelos seus proprietários.
Quando existirem informações mais detalhadas, comunicamos, mas para já existem motivos para ficarmos muito preocupados.