Realizou-se no dia 15 de abril de 1903, na Sala Algarve da Sociedade de Geografia de Lisboa, a Assembleia Geral em que foram eleitos os primeiros corpos gerentes e que consagrava a criação do Automóvel Club de Portugal (ACP) que, assim, comemora hoje 116 anos de existência.
Figuram como Presidente Honorário o Rei D. Carlos, como Vice-Presidente Honorário o Príncipe D. Luís Filipe e como Presidente Perpétuo da Assembleia Geral o Infante D. Afonso. O ACP nasceu com o título de Real por «Sua Majestade El-Rei o Senhor D. Carlos, se havia dignado conceder o título de Real ao Clube que se ia fundar». O emblema Real ACP é aprovado em junho desse ano, tendo sido desenhado pelo punho do próprio Rei D. Carlos.
116 anos depois, o ACP conta com mais de 257 mil sócios, tendo registado em 2018 mais de 28 mil novos sócios. A evolução do clube levou a que seja hoje reconhecido pelo patamar de excelência nos serviços prestados aos sócios e pela defesa dos automobilistas e dos consumidores, tendo sido considerado recentemente como a instituição com melhor reputação no setor dos serviços pelo “Reptrack 2019”, do Reputation Institute.
Na área do desporto automóvel, uma das referências incontornáveis do ACP é o famoso Rally de Portugal que, depois do regresso ao Mundial WRC, é considerada uma das melhores provas do Campeonato do Mundo de Ralis e que só no ano passado gerou um retorno económico de 138 milhões de euros ao país.