Aproveitando o recente evento Japan Mobility Show 2025, a Honda decidiu fazer uma declaração ousada no segmento das motos elétricas. Não se limitou a uma mudança gradual; pelo contrário, procurou redefinir o que uma moto pode ser. O resultado? EV Outlier Concept: uma moto que promete não apenas eletrificação, mas uma experiência de condução totalmente nova. No centro desta visão está Yuya Tsutsumi, o Large Project Leader que conduziu o conceito do esboço à realidade.

“A palavra ‘outlier’ significa algo que não está limitado por fronteiras”, explica Tsutsumi-san. “Queríamos mostrar que a visão da Honda para as motos elétricas não é substituir motores de combustão interna por energia elétrica. É evoluir para uma categoria completamente nova.”

O futuro?
Ao contrário do seu papel habitual de transformar esboços dos designers em formas prontas para produção, Tsutsumi-san supervisionou todo o projeto, desde o desenvolvimento do conceito até à produção do modelo. E isso significou ignorar o manual. “Primeiro, redefinimos os valores existentes”, afirma. “Perguntámo-nos: que valor só pode ser alcançado através da eletrificação? Essa questão guiou tudo.”
Embora o resultado seja tudo menos convencional, o processo que nos levou até lá foi genuinamente Honda. Designers do Japão e do estrangeiro uniram forças num Waigaya, uma troca de ideias livre e sem barreiras que desafiou pressupostos. “Ao partilhar perspetivas entre nacionalidades e especialidades, aprendemos uns com os outros e criámos algo impossível através de processos tradicionais”, observa Tsutsumi-san.

O resultado é uma moto que parece e se sente como nada antes visto. O seu estilo baseia-se no tema de design da Honda para motos elétricas: Precision of Intrinsic Design. Mas, para a Outlier, Tsutsumi-san e a sua equipa foram mais longe, acentuando temas que estrearam na WN7 e, por fim, definindo três novos elementos centrais: Gliding, Ecstasy e Low.
“Gliding representa a condução suave e silenciosa única dos EVs”, explica. “Aceleração, desaceleração, curvas – tudo flui de forma contínua, criando uma sensação semelhante a deslizar sobre o solo.”
Já Ecstasy é pura adrenalina: resposta instantânea, enorme binário e uma sensação de união entre condutor e a moto. “A coexistência destas duas sensações contrastantes só é possível com a propulsão elétrica”, afirma Tsutsumi-san.

Depois, há o Low, definido pela posição dinâmica e baixa do assento que transforma a experiência de condução. Ao baixar a altura do assento e o ponto de visão, a equipa criou uma perceção de visibilidade e aceleração. “Adicionámos volume à frente para enfatizar a posição baixa e alcançar uma proporção distinta”, explica Tsutsumi-san. Um encosto tipo “bucket” completa o conjunto, absorvendo forças de aceleração e permitindo curvas impulsionadas pela anca – uma sensação inédita em qualquer moto existente.
Muito ousada
Cada detalhe reforça a visão futurista. Espelhos com câmaras integram-se num painel de instrumentos, largo e fino, para um visual limpo e uma vista ampla. A Interface Gráfica do Utilizador (GUI) mostra ângulos de inclinação e potência do motor em tempo real, aprofundando a ligação do condutor à moto. “Queríamos criar novas formas de interação – descobertas que inspiram novas experiências”, afirma Tsutsumi-san.
Alcançar este design não foi fácil. “Lutámos com as proporções”, admite. “Nos modelos ICE, existe uma teoria estabelecida de beleza. A Outlier quebra essa convenção. Tivemos de explorar novos equilíbrios e escalas para tornar as características EV apelativas.”
Para Tsutsumi-san, o desafio foi também uma oportunidade. “A eletrificação das motos ainda está no início. Não existem referências. Essa incerteza é onde brilham as forças da Honda”, diz. Com base na experiência do desenvolvimento ICE (motores de combustão interna) e nos conhecimentos provenientes de automóveis, robótica e produtos de energia, a Honda abraçou novas tecnologias e materiais para criar algo verdadeiramente único – algo que Tsutsumi-san acredita que se tornará mais comum no design futuro das motos. “Acreditamos que esta abordagem transversal, que ultrapassa fronteiras, será a força motriz na definição da próxima geração de motos elétricas”, afirma.

A EV Outlier Concept fez a sua estreia mundial no Japan Mobility Show 2025, atraindo olhares e captando a atenção de jornalistas e clientes. “Incorpora novos valores únicos da eletrificação”, diz Tsutsumi-san. “Queríamos que os visitantes sentissem a surpresa e a emoção que impulsionaram este projeto desde o início.”
Num mercado que começa agora a explorar possibilidades elétricas, a Honda não está apenas a acompanhar – está a avançar para o desconhecido, moldando o futuro da mobilidade com um conceito que ousa ser diferente. Estará a Honda a ser demasiado ousada ou, mais uma vez, cumpre simplesmente o seu papel de maior construtor mundial, desbravando diversos caminhos que, de alguma forma, irão antever o futuro? E vocês, o que acham?



