fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

A história por detrás da Lambretta da NSU

Ricardo Carvalho Por Ricardo Carvalho
28 Julho, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Lambretta foi uma scooter famosa dos anos 50 com um nome melódico e um estilo “la dolce vita”. Não foi uma invenção da NSU, mas sim uma produção licenciada com base no design do fabricante italiano Innocenti, que na época estava a vender licenças a vários fabricantes de diferentes países. Como a NSU trouxe a Lambretta para as ruas da Alemanha em 1950 é o tema deste quinto episódio na série da Audi Tradition sobre a história dos modelos da NSU.


No ano de 1950, Neckarsulm enfrentou uma onda de despedimentos quando a fábrica deixou de reparar veículos para o Exército dos Estados Unidos estacionados na Alemanha, a meados desse ano. A gestão da NSU procurava desesperadamente formas de aproveitar plenamente a capacidade da fábrica – mas, felizmente, foi encontrada uma solução de forma célere: as scooters motorizadas estavam na moda na Alemanha naquela altura, uma tendência na qual a NSU decidiu apostar. A empresa sediada em Neckarsulm assinou um acordo de licenciamento com a Innocenti e começou a fabricar a NSU Lambretta em 1950. O nome da scooter fazia referência às suas origens; a sede do fabricante italiano, que ficava nos arredores de Milão, no subúrbio de Lambrate.

Durante os anos em que a Lambretta foi fabricada, a NSU lançou duas variantes: Até 1954, uma scooter com 123cc de cilindrada e uma velocidade máxima de 70 km/h; depois, a partir de 1954, a versão de 150cc com uma velocidade máxima de 81 km/h. A versão menor tinha uma potência de 4.5 cavalos, enquanto a Lambretta mais potente alcançava 6.2 cavalos. Ambas as variantes eram equipadas com um motor de dois tempos de um único cilindro. Entre 1950 e 1956, foram produzidas cerca de 117.000 unidades de ambos os modelos. As scooters estavam disponíveis em quatro cores: verde-limão, bege, cinza-médio e cinza-claro. Quando o acordo de licenciamento com a Innocenti expirou conforme planeado em 1956, a NSU decidiu continuar a produzir as scooters – agora como um desenvolvimento interno que também poderia ser vendido em outros mercados. Assim, a Lambretta tornou-se a NSU Prima, que estava disponível em quatro variantes. Quando a produção de scooters em Neckarsulm chegou ao fim em 1964, um total de 160.000 scooters Prima tinham sido fabricadas. Esse foi o fim da produção de scooters em Neckarsulm.

Tags: destaqueNSU

RELACIONADOS

CFMOTO arranca com campanha “Zero razões para adiar”
Notícias

CFMOTO arranca com campanha “Zero razões para adiar”

A emoção de conduzir uma CFMOTO nunca esteve tão perto. A marca lança a campanha “Zero Razões para Adiar”,...

Por Redação
4 Agosto, 2025
Bilhetes para o EICMA 2025 já estão à venda
Notícias

Bilhetes para o EICMA 2025 já estão à venda

O verão dos entusiastas das duas rodas começou. A EICMA abre a bilheteira para a sua 82.ª edição, que...

Por Redação
4 Agosto, 2025
Honda estabelece uma fábrica de produção de motos na Turquia
Notícias

Honda estabelece uma fábrica de produção de motos na Turquia

A Honda Turkiye A.S. vai estabelecer uma nova fábrica de motos em Aliağa, Izmir, com o objetivo de apoiar...

Por Redação
4 Agosto, 2025
Guarda Nacional Republicana inicia campanha de velocidade RoadPol
Notícias

Guarda Nacional Republicana inicia campanha de velocidade RoadPol

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 4 e 10 de agosto, realiza, uma operação de fiscalização rodoviária,...

Por Redação
3 Agosto, 2025
Próximo Post
Ivo Lopes regressa ao AIA antes das férias

Ivo Lopes regressa ao AIA antes das férias



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt