A Suzuki apresentou a versão mais extrema da sua superbike GSX-R1000R. Construída como base nos muitos anos de experiência na competição, a Suzuki Itália selecionou para a Ryuyo componentes altamente desenvolvidos pelos principais especialistas técnicos em competição. Para os pneus, a Suzuki escolheu a Dunlop.
Após testes intensivos, a Suzuki escolheu equipar o seu modelo para circuito de edição limitada com pneus Dunlop KR109 dianteiros e KR108 traseiros.
A gama Dunlop KR foi desenvolvida na competição real e utilizada por vencedores no TT da Ilha de Man e no Campeonato do Mundo de Resistência da FIM.
O KR108 foi utilizado pelos vencedores absolutos das 24 Horas de Le Mans do ano passado. Este foi um resultado notável para um pneu disponível comercialmente, num campeonato que permite o desenvolvimento ilimitado de pneus. A sua performance duradoura, a sua ampla janela de temperatura de operação e a sua consistência fizeram dele a escolha do vencedor.
A Suzuki GSX-R1000R Ryuyo recebe o seu nome da lendária pista de testes da Suzuki, famosa por ser a mais rápida do mundo. A pista foi concebida por Mitsou Ito, o único vencedor japonês do TT da Ilha de Man, que incluiu muitas caraterísticas do terrível circuito insular no seu circuito de testes de 6,5 km.
A superbike concebida para as pistas tem 212 cv e baseia-se nos objetivos de projeto da Suzuki de ‘Run, Turn, Stop’. Este mantra obrigou os engenheiros a concentrarem-se na aceleração, comportamento e travagem, fazendo da tração, da estabilidade e da aderência dos pneus fatores cruciais para alcançar as metas de performance.
O KR108, tal como muitos pneus hypersport da Dunlop, conta com o inovador sistema NTEC, que permite aos pilotos reduzir as pressões para uma utilização em pista e para otimizar a zona de contato. Conta, igualmente, com a tecnologias MT Multi-Tread e Heat Control, da Dunlop, o que permite ao piloto forçar ao máximo em stints mais longos em pista.
A Ryuyo, equipada com Dunlop, começará a ser vendida a 10 de novembro e está limitada a 20 motos.