Vale a pena ver com detalhe esta KTM 990 Adventure DT-A idealizada pelo engenheiro Guido Koch, que acredita piamente nos benefícios da tração às duas rodas em especialidades como o enduro ou os raids.
Koch utilizou uma KTM veterana, a 990 Adventure ara realizar o seu projeto, ainda que a da Adventure original apenas utilizou o basculante, o motor e os travões.
O resto é criação do próprio Koch, como a suspensão dianteira em monobraço, com um sistema parecido ao que é utilizado pela Bimota Tesi 3D, com a direção acionada por varetas.
O amortecedor segue preso do garfo dianteiro ao motor. Os amortecedores são da marca Wilbers, ajustáveis a alta e a baixa velocidade. Uma transmissão primária por correia dentada fornece força aos dois eixos e esta colocada em posição triangular, desde o eixo primário do motor aos dois eixos da transmissão secundária.
No caso da dianteira também é por correia, como na traseira, mas aqui recorre a um pinhão duplo para manter a corrente paralela ao basculante dianteiro.
O chassis foi totalmente refeito para este protótipo, ainda que siga sendo multitubular. Todo o conjunto foi feito de forma perfeita, procurando centrar a massa e oferecer um conjunto mais “clean”.
Guido Koch passou dez anos a desenvolver a sua KTM 990 Adventure DT-A e acredita que o sistema poderia chegar facilmente à produção em série.